Jaques Bensimon chega à ABPI-TV como consultor internacional
Com 40 anos de experiência no mercado audiovisual, Jaques Bensimon, ex- presidente do National Film Board do Canadá, foi contratado para ser o consultor internacional da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV). Com a atribuição de orientar a associação no mercado internacional, Bensimon sugere que antes mesmo de pensar em estratégias para o mercado externo, a ABPI-TV precisa estar “em ordem” nacionalmente.
“O mercado brasileiro é muito complexo e o primeiro objetivo a ser concretizado é criar uma massa crítica de talentos, pessoas e fundos para a produção”, diz.
Segundo o consultor, os primeiros passos a serem dados são: o desenvolvimento de uma estratégia concreta, a contratação de pessoas para trabalhar no projeto, e a capacidade de responder às necessidades do mercado.
Bensimon tem um plano de cinco anos junto à associação. Nesse período, o objetivo é tornar a ABPI-TV em um player estruturado no Brasil e internacionalmente. “Vamos rastrear tudo o que aconteceu para chegar ao momento atual”, diz. Ele sugere ainda que o real impacto da realização deste plano deverá ser sentido com mais intensidade no próximo outono.
Mercado internacional
Quando o assunto é estratégia internacional, ele diz que é necessário prospectar quais são os países e os players mais interessantes e desenvolver uma estratégia multilateral. Entre os países que podem ser interessantes parceiros de negócios para o Brasil, ele destacou o Canadá, os países asiáticos, os europeus, os países do oriente médio e os Estados Unidos. “O mercado norte-americano é ‘impenetrável’. Temos que entrar no mercado deles, seja por TV a cabo, empresas de telefonia ou pelo mercado de língua hispânica”, afirma.
Ele lembra ainda que embora a imagem do país no exterior seja boa quando o assunto é música e cinema, no caso da televisão isso ainda não acontece.
Na opinião do consultor, o país tem de impactar em produções para a televisão e nas novas plataformas. “Estou aqui para ajudar a ABPI a entender o mercado e não cometer os mesmos erros já cometidos no passado”, conclui.
Daniele Frederico - TELA VIVA News - 30/03/2007, 17h28