domingo, 11 de março de 2007

Apartamento novo

Hoje finalmente estamos nos mudando para um apartamento novo, de aluguel.
Os donos do prédio disseram que é a melhor área da cidade, mas parece que todas as áreas por aqui são boas já que todos os donos de apartamentos dizem a mesma coisa :)

Conseguimos o local através de um site chamado Craglist:
http://montreal.craigslist.org/apa/
Mais detalhes depois que estivermos acomodados :)

Primeira exibição de projetos


Esta quinta feira foi o dia mais importante da semana pra gente. Foi quinta feira o dia da primeira exibição dos projetos para uma audiência na qual consavam todos os oito participantes do Hothouse mais membros da direção do programa, como a Maral, Michael Fukushima, a Torill Kove, David Verall entre outros.

Todos tivemos que preparar um storyboard para apresentar às pessoas, e cada um teve 3 minutos para apresentar sua ideia e materiais, além do espaço de 30 minutos para discussão de cada projeto. A audiência teve início às 9:30 da manhã e terminou lá pelas 14:00. Foi bem interessante. Pela primeira vez pudemos saber do que se tratavam os projetos de cada um. De um modo geral, todos os projetos são bem diferentes, embora haja algumas semelhanças entre alguns, como por exemplo o do Diego e o do James, um dos canadenses, que tem o uso de alguns símbolos com referência à genética.

Pra apresentação eu fiquei bem nervoso. Eu e o Diego fomos os únicos que preparamos a apresentação pra ser exibida por um computador, e nos fomos os únicos a receber um microfone de lapela pra gravação do audio pro making of, então ficamos numa posição bem desconfotável, porque tínhamos que ficar do lado do laptop, em pé, ao lado da mesa, de frente a todos, e o cabo do lapela não deixava a gente se mexer muito, deixando a gente coloado à mesa, bem pouco à vontade. Também tivemos que usar o nosso melhor inglês, que nem é tão melhor assim, e isso ficou mais desconfortável ainda. E é claro, o mais difícil, falar pra tanta gente importante assim.

De certa forma, pude ver que várias pessoas se interessaram pelo meu projeto. Algumas até vieram falar comigo depois, o que me deixa mais confiante e otimista. Mas eu recebi muitas críticas, principalmente da Torill, David e Michael. A primeira, e que que era uma das críticas que eu estava esperando ouvir, é de que o filme estava muito longo. De fato, eu concordava, mas eu quis provocar algumas discussões em relação às ações. Com muitas ações, talvez fosse possível discutir e se chegar a pontos essenciais. E de fato isso aconteceu. Recebi algumas sugestões, fui questionado sobre algumas abordagens. É aí que vem o jogo de cintura. Às vezes, você nem pensou sobre aquilo que as pessoas estão perguntando, mas você é capaz de elaborar alguma resposta que possa ser minimamente convincente. Isso é legal também, porque te ajuda a olhar ângulos que você não veria normalmente, e às vezes esses ângulos seriam pontos de vista comuns à audiência. E todos naquela sala eram como se fosse a tua primeira audiência, então é legal ter esse retorno, pra você experimentar se a tua idéia funciona ou não. Mas foi muito complicado, porque as pessoas falavam comigo, sugeriam coisas e as vezes faziam perguntas, e eu nao conseguia entender o que elas estavam falando. Isso me deixou um pouco chateado, porque eu sinto como se estivesse deixando de aproveitar tudo. Mas foi tudo muito legal, e é uma experiência que vai voltar a se repetir, e talvez eu consiga lidar com tudo de uma forma mais natural. Aí estão algumas imagens do meu storyboard. Talvez o Diego coloque tambem. O storyboard dele está super bonito, e a idéia dele, além de ser bacana, já está bem fechada. Se vocês pedirem, ele coloca. :p

Eu tenho que terminar o meu novo storyboard para o Content Lock, que será nessa próxima quinta feira. Ou seja, tenho uns 5 dias pra reavaliar tudo, redesenhar, e reapresentar o meu projeto. Depois de quinta, o filme não deve sofrer mais alterações, e deveremos começar de fato a produção. Na verdade, eu já modifiquei a história, está bem mais curta (Embora eu goste menos) e eu estou construindo um animatic bem "rascunhoso", pra ver se a coisa funciona nos 30 segundos. Mas está difícil. :p