quinta-feira, 26 de abril de 2007

Nome do filme e conceito musical

Bom, foi consenso geral aqui que o nome ONE se encaixa perfeitamente com o filme. Cria um link com os números e com a primeira forma de vida. Junta o fim com o começo etc. Também acho legal porque dá menos pistas sobre o significado da coisa toda aumentando novamente o conceito de ambigüidade que estou tentando trabalhar. (Além de ser meu primeiro filme sozinho).

Ao mesmo tempo esse nome torna o aspecto minimalista algo de primeira importância (nada é mais minimalista do que 1 !?) e acaba resolvendo uma preocupação gigantesca que eu tinha quanto a música.

Antes, com o nome BASIC LOVE a música teria que ser vocal, com homens e mulheres fazendo um coral etc. Mas existem vários problemas quanto ao uso de cantores. Eles são caros e precisam ser de uma união daqui, tem os direitos diferentes etc. Ou melhor, não haveriam cantores, todo o coro teria que ser obtido com o uso de sample digital de som de uma biblioteca de sons da NFB. Tudo seria digitalmente distorcido e acho que para voz isso ia ficar mesmo bem ruim, por mais que o Luigi seja bom nesse assunto.

Com a mudança do nome cai toda essa história de voz e agora vamos ter só um instrumento em toda a peça. Até mesmo o rítimo (batidas nas cordas) e os sons de foley (efeitos de movimentos dos cometas etc) vão ser gravados com esse único instrumento. No começo pensei em usar um violino mas o Luigi sugeriu o Violoncello que tem uma possibilidade maior de notas e sons, além de ser mais grandioso por ter um som mais grave e imponente. Achei perfeito. Ele ainda disse que vai arranjar uma amiga que é virtuosa no instrumento.



Ah, sim! Uma coisa que colocamos como regra foi o de manter a coisa toda entre esses quatro adjetivos:(não necessariamente nessa ordem)

.Universal: Sem pertencer a um estilo específico. Muitas vezes para ficar universal usa-se musica clássica ou eletrônica mas eu queria que fôssemos além disso mas sem se voltar para algo mais definido como música africana ou brasileira.

.Grandioso: Estamos falando sobre o universo infinito e o nascimento da vida, então a música deve puxar o filme nesse sentido. As principais referências na minha cabeça seriam koyaanisqatsi, Akira ou algo mais para Carmina Burana. Mas não acho que Luigi vai levar a coisa tão longe.

.Experimental: Definitivamente diferente. Falamos de algumas referências como Kid Koala, Lori Freedman e Steve Reich. Luigi trabalhou com Kid Koala e conhece bem seu trabalho, por isso achei uma boa idéia usar isso como referência. Parece que ele gostou da idéia.

.Emocional: Além de tudo isso ele deve ser emocional e não apenas algo experimental e sem propósito. Deve levar o filme para algo maior do que ele é apenas como imagem.

Agora estou bem mais tranqüilo quanto a música e posso continuar me preocupando com a animação. Assim que possível vou postar aqui o exemplo que ele me mandou.

Tv cultura, Workshop de Som e Pique Bandeira.

Hoje temos permissão de chegar um pouco mais tarde na NFB porque teremos um dia bem cheio.

As 13:00 a TV Cultura vai aparecer para fazer uma entrevista comigo e com o Jonas, fiquem ligados que breve deve estar pintando na programação deles.

Depois, as 18:00 temos Workshop de som: Sonoplastia, música etc. Que vai se estender até as 21:00. O que não é normal já que o expediente aqui termina as 17:00.

Eu estou bem empolgado com esse Workshop, vai ser bem instrutivo e divertido. Pelo que entendi eles vão nos ensinar a fazer, não é só teoria.

A noite vai rolar um pique bandeira no parque perto da nossa casa. Não sei se vai dar tempo de comparecermos mas vamos tentar. Temos que ir de roupa escura e que possa sujar :)