segunda-feira, 19 de março de 2007

Balloon - Animatic

Aí segue o meu animatic. O tempo não está 100%, mas digamos que está 92%. :)

Primeiro contato com o som

Hoje tivemos todos uma reunião com Luigi Allemano. Luigi é um animador, e também designer de som, e é ele o responsável pela trilha de todos os filmes do Hothouse desse ano. Ele também trabalhou nos filmes do ano passado. Hoje nós tivemos a oportunidade de conhecê-lo e ouvir um pouco a respeito de teoria de som (Ele falou sobre Eisenstein e Michel Chion), com várias referências em animação. Também ficamos sabendo como funcionou o trabalho de som ano passado, e ele mostrou vários exemplos dos filmes do ano passado, passo-a-passo.

Eu gostei muito do som que ele fez pros filmes do ano passado. Simplesmente, são todos muito diferentes, com conceitos totalmente diferentes. Hoje ele se sentou com cada um dos Hot Housers e foi apresentado aos projetos todos. Cada encontro durou mais ou menos meia hora. Luigi foi muito atencioso, assistiu aos nossos animatics, perguntou, pediu pra ver de novo, e foi anotando tudo o que nós dissemos.

Conversamos sobre a trilha, sobre ruídos, sobre o ritmo do Animatic. Disse que gostou do ritmo do animatic, que parece conveniente, o que é muito bom.

Eu tenho duas referências de som que acredito serem bacanas pro filme. Uma delas é o "Atama Yama", de Koji Yamamura. A outra é "Dimensions of Dialogue", de Jan Svankmajer.
O filme do Svankmajer eu peguei de referência pra ruidagem. Penso em utilizar sons misturados, de coisas sento amassadas, trituradas, batidas, socadas e regurgitadas para as falas, ou mesmo balões. O filme do Yamamura veio pra ilustrar um pouco o tipo de trilha que eu estou querendo colocar, só no comecinho, e talvez no final. Eu pensei em colocar uma frase de música japonesa tocada com o Koto, que é este instrumento de cordas aí da foto, e que está bem presente no "Atama Yama". Acho que daria um ar meio místico/divino ao filme.

Bem, aí vão os dois vídeos citados, chupinhados do Youtube.









Aí vai um vídeo bônus. Trata-se de "When the day breaks", produção aqui da NFB, com direção das famosas Wendy Tilby e Amanda Forbis. Esse filme ganhou um monte de festivais, inclusive a palma de Ouro de Cannes, além de ter sido indicado ao Oscar de melhor curta de animação. Estou colocando esse filme porque Luigi Allemano trabalhou como animador dele, e é um dos meus filmes favoritos de animação.


Relatório de produção no Canadá

Algumas pessoas vêm me perguntando sobre o panorama e perspectiva de trabalho com animação aqui no Canadá, como as coisas funcionam, etc e tal. Ainda não sei como as coisas funcionam direito, mas parece que há muitas ofertas para animação por aqui. O Diego assina uma lista da AWN (Animation World Network), e vira e mexe saem uns "Precisa-se de animador...". No Brasil consolidou-se um interesse comum em buscar parcerias com o Canadá. O Canadá é um dos maiores produtores de séries de TV em animação e documentário do mundo, e esse interesse do Brasil não é novo. Pelo que eu sei, desde os anos 80 as pessoas no Brasil vêm tentando solidificar as relações entre os dois países. Neste momento, estamos caminhando para algo mais concreto, graças a iniciativas de ambos os governos e produtores. No Brasil, algumas produtoras estão em negociação e/ou já fecharam co-produções de séries de animação para serem feitas em parceria com Canadá no Brasil. O próprio fato de estarmos aqui é uma iniciativa de longa data, e é fruto dessas parcerias todas. Ano passado, tive a oportunidade de participar do "Animando com o Canadá", que aconteceu no Senac, e do "1. Forum de co-Produção Brasil-Canadá", da ABPI, e saí muito otimista de que as coisas realmente estão acontecendo.

A Eliana Russi, do consulado do Canadá, me mandou hoje um texto sobre a produção Audiovisual no Canadá. Trata-se de um relatório sobre Público, gênero de produção, emprego, etc e tal. Eu ainda não li o texto todo, é bem grandinho, mas talvez ajude a responder um pouco o que as pessoas estão procurando conhecer.

Para ver o texto, é só clicar na imagem do Jacob Two-Two abaixo, que é um dos meus desenhos canadenses favoritos. :)