terça-feira, 8 de maio de 2007

Nos finalmentes....

Estamos chegando ao final da nossa aventura. Temos um prazo para entrega do filme marcado. Quinta feira da semana que vem. Um pouco de correria pra todo mundo. Felizmente, eu e o Diego estamos bem próximos de acabar. Eu acabei a animação dos personagens. Falta só animar os balões de fala, e corrigir uns objetos.

Por um lado, fico um pouco triste com o fato de estar voltando pro Brasil, porque eu já estou tão acostumado ao ambiente, aos amigos que fiz aqui, a trabalhar com animação e falar disso o dia todo... por outro, sinto muita falta do Brasil, da namorada, dos amigos e parentes. Vem chegando um momento que você diz: Chega! Sinto a falta da minha casa.

Mas ainda temos mais três semanas até voltar. Vamos aproveitar ao máximo, já que teremos algum tempo depois da semana que vem para andar bastante por Montreal!

Logo logo coloco um clipezinho novo do meu trabalho em progresso. Prometo pra sexta. Hehe.

Madame Tutli-Putli

Madame Tutli-Putli é o próximo filme de animação que a NFB vai estar lançando esse ano (no festival Annecy em junho). Nós vimos o filme aqui e é muito bom. Digo, a técnica de animação foi uma das coisas mais emocionantes que eu já vi, está em outro nível, de verdade... Chuta a bunda de 99% dos filmes de 3D por ai.

Eles misturaram stopmotion com olhos reais recortados e colados digitalmente nos personagens. Mesmo vendo o making of eu não tenho a menor idéia de como isso foi feito com tanta precisão. O resultado é muito bom. Só vendo para saber... Se esse filme aparecer por ai no Animamundi desse ano não percam.

No site da NFB além de poder ver o Trailler e o Making of você pode baixar papeis de parede como esse acima.

Um dos diretores do filme já apareceu por aqui na sala do Hot House. Jason Lee que está fazendo o Making of do Hot House trabalhou no filme e veio me dizer isso agora mesmo enquanto eu escrevia esse post.

Desenhando

Juntando os desenhos de ontem (da sessão de modelo vivo) com alguns que fiz no metro de Montreal.

Eu achei bem difícil a sessão de modelo vivo porque estava só com minha caneta e meu pequeno sketchbook. Fazer modelo vivo em um papel pequeno já é difícil, com caneta então é muuuito difícil... Pelo menos pra mim ainda é. Você não pode apagar, o que quer dizer que cada linha tem que (teoricamente) estão no lugar certo.

O que normalmente acontece é que você vai desenhando uma parte do corpo relativa a outra anterior e o desenho acaba bizarro, deformado e desproporcional. Na minha opnião o melhor processo é ir amarrando o desenho aos poucos. Você desenha um pedacinho do ombro, uma linha no pulso, um cotovelo e por ai vai. Sempre prestando atenção em distâncias e espaços negativos... procurando amarrar todo o desenho a cada linha... Ou pelo menos foi o que tentei fazer.

Os desenhos de metrô apesar de terem sido feitos no mesmo papel e com a mesma caneta se configuram em um exercício completamente diferente. Como a pessoa está se mexendo o tempo todo eu tento primeiro colocar o gesto, o felling geral do que a pessoa está fazendo, tentando ilustrar o que ela está pensando. Depois eu entro com mais alguns detalhes para tornar o desenho mais expressivo ou tridimensional... Mas tento me concentrar só no que é essencial para mostrar essa primeira impressão que tive.

Acho que é isso. Depois mais desenhos :)

Modelo Vivo

Ontem fomos a casa do Dale para participar de uma sessão de modelo vivo no apartamento do vizinho dele.

A casa é muito maneira. Dale e sua namorada moram numa fabrica desativada perto da estação Rosemont do metro. Cada apartamento no prédio é um loft gigante, umas duas vezes o tamanho da nossa sala aqui na NFB.

Dale é fã de quadrinhos e ele e a namorada são animadores, dai você imagina como é a casa da figura. Além disso eles são fanáticos pelo Brasil. Como já mencionei eles jogam capoeira aqui em Montreal. Nas paredes da casa dele devem haver uns 5 ou 6 berimbaus, todos funcionando, com cabaça, haxixe e baqueta. Discos do Jorge Benjor (Lp mesmo, de vitrola), coletâneas de música brasileira e etc. Ele também conhece um bocado de artistas brasileiros de quadrinhos, só não consegue pronunciar todos os nomes.

A casa dele tem bem o estilo canadense: Um monte de culturas misturadas - Mascara africana, luminária japonesa... Bem eclético e "underground". Eles adoram essas coisas. Acho que por isso que eles gostam do Brasil. Não tem nada mais culturalmente underground do que o Brasil :)

A coleção de quadrinhos e ilustração dos dois é enorme e de alta qualidade, ele mostrou um bocado de coisa legal pra gente. Também mostrou os Prints das artes dele, alguns dos quais ele vende. Dêem uma olhada no blog do Dale que tem bastante coisa legal: Ostrich Industries.

Vocês também podem dar uma olhada na página de Flickr dele. Lá tem bastante das imagens que ele mostrou pra gente.

Logo que chegamos no prédio fomos recebidos pelo vizinho... O cara manda muito bem em modelo vivo...Também pudera, ele foi o animador responsável pelo cachorro no Triplets de Belleville. O nome dele é Florian Fiebig e hoje ele está trabalhando no filme Persepolis, já citado em outro post aqui no site.

Esses dois quadros estavam expostos no ateliê onde participamos da sessão.


Depois colocaremo os desenhos que fizemos na sessão. Até lá curtam os blogs dos dois :D