terça-feira, 8 de maio de 2007

Desenhando

Juntando os desenhos de ontem (da sessão de modelo vivo) com alguns que fiz no metro de Montreal.

Eu achei bem difícil a sessão de modelo vivo porque estava só com minha caneta e meu pequeno sketchbook. Fazer modelo vivo em um papel pequeno já é difícil, com caneta então é muuuito difícil... Pelo menos pra mim ainda é. Você não pode apagar, o que quer dizer que cada linha tem que (teoricamente) estão no lugar certo.

O que normalmente acontece é que você vai desenhando uma parte do corpo relativa a outra anterior e o desenho acaba bizarro, deformado e desproporcional. Na minha opnião o melhor processo é ir amarrando o desenho aos poucos. Você desenha um pedacinho do ombro, uma linha no pulso, um cotovelo e por ai vai. Sempre prestando atenção em distâncias e espaços negativos... procurando amarrar todo o desenho a cada linha... Ou pelo menos foi o que tentei fazer.

Os desenhos de metrô apesar de terem sido feitos no mesmo papel e com a mesma caneta se configuram em um exercício completamente diferente. Como a pessoa está se mexendo o tempo todo eu tento primeiro colocar o gesto, o felling geral do que a pessoa está fazendo, tentando ilustrar o que ela está pensando. Depois eu entro com mais alguns detalhes para tornar o desenho mais expressivo ou tridimensional... Mas tento me concentrar só no que é essencial para mostrar essa primeira impressão que tive.

Acho que é isso. Depois mais desenhos :)

2 comentários:

DaLe disse...

love the expression on the bottom left woman from life drawing, really nice work

Florian Fiebig disse...

nice, playful line in your drawings!

-see you next time for L.drawing.