terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Morre Ryan Larkin

Na última quarta morreu Ryan Larkin, um dos animadores mais importantes que já passaram pelo National Film Board do Canadá e pelo mundo da animação. Sua carreira foi marcante para todos mas principalmente para nós brasileiros já que a semente que ele plantou aqui, influenciando os diretores do nosso Animamundi a mais ou menos vinte anos atrás, continuam dando mais e mais frutos.

A notícia me chocou bastante. Tenho plena consciência de que esse segundo contato com o NFB é também fruto da sua obra.

O que torna a história mais triste ainda é saber que ele estava voltando a trabalhar depois de anos vivendo nas ruas e em abrigos. Além de estar produzindo 3 bumpers para MTV Canada, também vinha trabalhando no seu novo filme (Spare Change) sobre essa experiência nas ruas de Montreal.

Syrinx, Um dos curtas de Ryan pode ser visto abaixo:



O curta RYAN (sobre a vida de Larkin), dirigido por Chris Landreth, que venceu o Oscar 2005 pode ser visto abaixo. Talvez isso explique melhor do que eu:




Algumas partes dos outros curtas do próprio Larkin podem ser acessados no site da National Film Board:

Street Musique
Walking
Cityscape

Algumas imagens dos curtas de Ryan:



Orientação

Como eu esperava, Maral Mohammadian me enviou um e-mail com várias observações a respeito da minha proposta. O trabalho de orientação já começa no Brasil, pois vamos ter pouco tempo para poder desenvolver todo o filme. O e-mail veio com uma série de comentários dela, Luigi Allemano, Michael Fukushima e Randall Finnerty.

Eles tocaram em pontos que pra mim, ou estavam pouco claros, ou nada claros mesmo. Acho interessante haver esse questionamento. Além disso, houve também várias propostas para algumas problemáticas apontadas.
Continuo acreditando que o Hothouse 4 vai ser uma experiência muito bacana!