sexta-feira, 23 de março de 2007

Come again in spring

Ontem foi um dia bem diferente na NFB. A nossa amiga Belinda Oldford, esposa do animador Brasileiro e nosso padrinho aqui, Daniel Schorr, exibiu em primeira mão o seu filme "Come again in Spring". É um filme muito bonitinho, sobre um velhinho que alimenta os pombos no inverno, e é visitado pela morte. Ele diz que não pode ser levado, porque os pombos precisam dele pra sobreviver, e pede à morte que volte novamente na primavera. A morte, traiçoeira, faz três perguntas para que o velhinho responda. Caso ele não consiga, ele morre naquele momento. O filme de pouco mais de 10 minutos é bem poético, e era inicialmente um projeto do Ishu Patel, um dos grandes nomes que já passaram aqui pela NFB. Ishu Patel acabou se aposentando mais cedo, na época que ele estava começando esse projeto, e a Belinda acabou herdando o projeto.

Foram 6 anos até a exibição de ontem. Belinda tem um estilo de animação arrojado, de desenho tradicional mais realista, o que dá um trabalhão pra fazer, e o filme sofreu sérias mudanças no decorrer da produção. Depois que ela tinha tudo animado, ela começou a colorir tudo em acetato. Mas como o estilo dela é um estilo bem difícil de se animar, as cores não ficaram pra trás. Ela quis um efeito meio aquarelado, com várias manchas, o que fez com que as cores também fossem animadas. E isso estava levando muito tempo, então os produtores exigiram que ela fizesse no computador. Acabou sendo uma confusão juntar o que já estava pronto em acetado, e simular as mesmas cores e efeitos no Painter, sendo que ela nem sabia usar o software direito. Acabou que com tudo isso, depois de seis anos, ela estava muito contente em poder finalmente exibir o trabalho finalizado. Bacana! Fiquei muito feliz por ela, e durante a exibição, conforme as pessoas iam chegando, eu fui ficando nervoso também.

Todo filme feito aqui tem a tradição de passar por isso. Logo após a mixagem final, os diretores e produtores promovem o que eles chamam de Playback, que seria uma primeira exibição do filme, pra ver como o filme é recebido, e repassar e ver se está tudo ok. E os playbacks são grandes eventos. As pessoas saem de seus escritórios e vão andando em direção ao teatro, e no caminho vão gritando "Playbaaack!!", batendo nas portas que estiverem fechadas, e as pessoas param o que estiverem fazendo para irem assistir. Eu acho que nós vamos ter algo assim por aqui. Dá um nervoso que só... :)

Dia muito cheio de novidades

Hoje foi um dia cheio. Fomos até uma exibição de alguns filmes da Disney em 35mm. Steam Boat Willy e uns 10 outros. Eles fazem parte de uma enorme exibição dos artistas europeus que trabalharam para Disney que está rolando no Montreal Museum of Fine Arts.

Nos disseram que a visita, para que vejamos tudo, deve durar umas 4 horas. Além das artes de produção também estão sendo exibidos os longas da Disney: Na sexta vai passar Fantasia e no domingo Pinoquio... Entre muitos outros. Uau!!! Certamente vou estar lá.

Ver os clássicos em pelicula é certamente uma experiência impagável, principalmente para quem trabalha com animação. A principal diferença é que na pelicula não existe compreesão de video. O que se traduz em mais cores do que é possível se ver no computador ou na tv e mais resolução também (Ou melhor, resolução total). Você basicamente consegue ver a textura do papel no traço.

Eu me diverti muito hoje com os filmes da Disney. É incrivel ver como eles ainda funcionam com o público. Na verdade eu me identifico mais com o movimento do que com as gags em si. Enquanto todos estavam rindo das muitas flautas que Donald tirava da manga eu estava rindo da forma como se movia ou como Mickey dançava etc. Mesmo nos filmes mais antigos eles acertavam a mão com a animação. Apenas o bastante para contar a história de uma forma cativante.

Fomos a esse cinema com Jody, Carla e Matt Forsythe. Matt é um dos contribuidores do site Drawn que muitos ai no Brasil devem conhecer. No fim da seção Matt encontrou com um amigo que depois descobrimos ser Emru Townsend, um dos jornalistas/animadores da revista FPS magazine que eu leio ai do Brasil. Quando saímos do restaurante conhecemos Tamu Townsend, a irmã de Emru. Conversando melhor com ela na ida até o metrô descobri que ela trabalhou mais de 2 anos na Toonboom, é grande amiga do Segio e da MarieEve (nossos 2 contatos lá) e que agora ela está na Autodesk (Empresa que faz o Max e o Cad até onde eu sei). Ela também escreve para FPS também e já tinha ouvido falar da 2Dlab no último festival de Ottawa. Incrível o número de contatos e coincidências.

Na verdade isso acontece aqui o tempo todo. Parece que todos os caras muito muito bons (Fora os do Brasil claro :D) são sempre do Canadá. Outro dia estava conversando com o Dale sobre um curta que eu adoro chamado Basin Street Blues e ele me disse com toda naturalidade do mundo: "Ah! Do Kid Koala!? Esses caras são aqui de Montreal, eles tem um bar em no centro e toda primeira sexta do mês eles dão uma festa especial lá que fica cheio de animadores, eu conheço um deles e a gente pode ir lá, agente fala com eles etc"... Eu não havia percebido mas enquanto ele falava eu acabei babando no teclado. Tentei disfarçar, fingir que eu nem ligava muito para aquilo, mas acho que nem deu. Esses caras são realmente muito bons. Um deles é um DJ de mão cheia e o outro anima em After Effects.

Basin Street Blues


Kid Koala Live


Conto mais das exibições da Disney depois que conseguirmos ir até o museu