sexta-feira, 23 de março de 2007

Come again in spring

Ontem foi um dia bem diferente na NFB. A nossa amiga Belinda Oldford, esposa do animador Brasileiro e nosso padrinho aqui, Daniel Schorr, exibiu em primeira mão o seu filme "Come again in Spring". É um filme muito bonitinho, sobre um velhinho que alimenta os pombos no inverno, e é visitado pela morte. Ele diz que não pode ser levado, porque os pombos precisam dele pra sobreviver, e pede à morte que volte novamente na primavera. A morte, traiçoeira, faz três perguntas para que o velhinho responda. Caso ele não consiga, ele morre naquele momento. O filme de pouco mais de 10 minutos é bem poético, e era inicialmente um projeto do Ishu Patel, um dos grandes nomes que já passaram aqui pela NFB. Ishu Patel acabou se aposentando mais cedo, na época que ele estava começando esse projeto, e a Belinda acabou herdando o projeto.

Foram 6 anos até a exibição de ontem. Belinda tem um estilo de animação arrojado, de desenho tradicional mais realista, o que dá um trabalhão pra fazer, e o filme sofreu sérias mudanças no decorrer da produção. Depois que ela tinha tudo animado, ela começou a colorir tudo em acetato. Mas como o estilo dela é um estilo bem difícil de se animar, as cores não ficaram pra trás. Ela quis um efeito meio aquarelado, com várias manchas, o que fez com que as cores também fossem animadas. E isso estava levando muito tempo, então os produtores exigiram que ela fizesse no computador. Acabou sendo uma confusão juntar o que já estava pronto em acetado, e simular as mesmas cores e efeitos no Painter, sendo que ela nem sabia usar o software direito. Acabou que com tudo isso, depois de seis anos, ela estava muito contente em poder finalmente exibir o trabalho finalizado. Bacana! Fiquei muito feliz por ela, e durante a exibição, conforme as pessoas iam chegando, eu fui ficando nervoso também.

Todo filme feito aqui tem a tradição de passar por isso. Logo após a mixagem final, os diretores e produtores promovem o que eles chamam de Playback, que seria uma primeira exibição do filme, pra ver como o filme é recebido, e repassar e ver se está tudo ok. E os playbacks são grandes eventos. As pessoas saem de seus escritórios e vão andando em direção ao teatro, e no caminho vão gritando "Playbaaack!!", batendo nas portas que estiverem fechadas, e as pessoas param o que estiverem fazendo para irem assistir. Eu acho que nós vamos ter algo assim por aqui. Dá um nervoso que só... :)

7 comentários:

ana_rocambole disse...

legal!!
no encontro do canadá sexta passada a gente viu um mini documentário do daniel schorr q mostrou a belinda fazendo o filme..
deve ter ficado muito lindo... tomara q venha pro anima mundi!
ah.. o cara da corel (q comercializa o painter) tava lá tb e falou todo orgulhoso do software q ela tava usando.. o q ela achou do painter? pra quem faz pintura parece ser uma ferramenta bem legal pra animar...
aaah! vi o site do hothouse.. agora entendi direitinho como funciona o projeto... nas publicações do minc tava muito confuso o jeito de explicarem o estágio.. hehehe
:*s

Diego Stoliar disse...

Eu sempre digo isso mas ai vai de novo: Eu ainda prefiro o mirage. A não ser que o painter tenha uma nova versão com mais ferramentas para animação.

Webmaster disse...

Cara, aí tem umas coisas que eu sempre achei que só acontecia nos filmes...
Aliás, Jonas, Assita Science of Sleep, do Goundry! Eu e o Vitor assistimos ontem, se vai curtir, é muito a sua cara.

RR Animation Films disse...

Pois é Ana, ela fez no Painter. O resultado é bem interessante. Ela teve várias dificuldades, mas acho que ela até gostou. Mas ela achou que se ela tivesse continuado nos acetatos, da forma que ela estava acostumada, ela talvez tivesse até terminado antes. Você precisa ouvir o som desse filme, é muito bom!!

Esse anúncio do CTAv foi uma confusão. Porque não é um estágio... é um programa de animação, só que pra iniciantes.

Felipom, eu sou muito fã do Gondry! Tem uma série que saiu em DVD que se chama Work of Director: Michel Gondry, em 2 DVDs. O cara é muito bom. E os longas dele, que eu vi, eu adorei. Estou ancioso pra ver esse novo!

Webmaster disse...

Olha só! Meu amigo Paul Torrent (e você conhece ele muito bem =D) tah me fazendo o favor de me mandar uma versãozinha bacana desse doc do Gondry! ^^
Ae Jonsa rola baxar uns jogos de Game Cube ae na NFB? Tenho certeza q o Miotello naum vai chegar com uma papelada ae perguntando quem tá baxando "joguinho" na internet. HAuehuaheuaheuahe

Fátima Mesquita disse...

Caro Jonas, trabalho para uma revista brasileira publicada em Toronto e queria agitar uma matéria com vcs dois. Por favor, mandem pra mim (fatimatoronto@gmail.com) detalhes d econtato. Brigadão e... parabéns pela empreitada!

Anônimo disse...

Que massa Jonas
Fiquei imaginando a energia dessa galera saindo gritando pelos corredores chamando o pessoal, hehe.
Tradição bacana.

Ae Felipão
Põe o documentário na roda, hehe.

abraço