segunda-feira, 14 de maio de 2007

GE996

Achei esse curta num site chamado Daily Motion. Ele foi feito por um artista chamado Pistachios.

Acho que tem alguma coisa a ver com meu filme.


Tirando a cena da boca no espaço gostei bastante, diz alguma coisa próxima do que eu quero dizer...não sei se isso faz sentido mas vai lá, o curta vale a pena.

O outro vídeo dele chamado Curare também é bem legal.

The Thief and the Cobbler

Em meados dos anos 60, o animador Richard Willians, responsável pela direção de animação de "Who frames Roger Rabbit", começou um projeto de longa de animação que demorou 26 anos para ser completado. O projeto recebeu o nome de"The Thief and the Cobbler", e foi finalmente finalizado e exibido em 1993.
Durante todo esse tempo, Richard Willians se dedicou ao filme longa durante suas horas vagas. Assim como Orson Welles, Willians pegava trabalhos pra TV para poder financiar o seu projeto. Foi nesse período que ele contratou alguns dos famosos "Nine old men", como Ken Harris e Art Babbit, para trabalhar no filme. Nessa época, Willians assistiu esses animadores em algumas sequências, de modo a aprender muito com eles. No "Animator`s Survival Kit", Willians comenta um pouco sobre a experiência.

O filme tem um visual super bonito, inspirado por arte persa, arte moderna, Escher, e um monte de outras referências. Segundo Richard Willians, para a Animation Magazine, ele havia feito todo o filme sem storyboard, de maneira a deixá-lo muito mais livre para criar.

Trailler do filme


O filme de independente passou pelas mãos de muitos estúdios, para poder ser finalizado e distribuido. Em 91, o filme estava sendo financiado pela Warner. Nesta mesma época, a Disney havia começado a trabalhar em Alladin, o que seria um adversário comercial para a Warner. A Warner pediu a Willians para elaborar uma versão do filme com sequências finalizadas, e o que não estivesse finalizado que fossem inseridas imagens do storyboard, para mostrar pros investidores. Como Willians não tinha feito nenhum storyboard, ele acabou fazendo pra essa exibição. Dizem que a Warner se irritou com o não comprometimento com os prazos de Willians, e não gostou da versão do filme que ele fez para mostrar pros investidores. Então Willians foi afastado do filme, e a produção foi para outro estúdio, que teve a meta de terminar o mais rápido e barato possível.

Acabou que o filme foi super modificado... colocaram diálogos no filme, coisa que originalmente ele quase não tinha... eliminaram sequências inteiras animadas, porque não gostavam de uma das personagens que aparecia... trocaram as vozes originais, colocaram cenas musicais... acabou que o filme foi finalizado, e muito mal exibido e distribuido. Foi lançado em VHS, em poucas cópias. O filme hoje é artigo de colecionador, e circula no submundo dos animadores em cópias de cópias. No Youtube é possível encontrar alguns vídeos relacionados ao filme.

Cena estilo Escher


Uma sequência do filme misturada com storyboard


Richard Willians trabalhando no filme