quinta-feira, 15 de março de 2007

Hot House Family

Tá bom, agora chega de baboseiras sobre o Canadá. Vamos falar um pouco sobre o NFB.

A galera que está participando do Hot House é muito legal. Apesar do nosso inglês limitado acho que estão nos recebendo muito bem.

Maya:
É Turca naturalizada canadense (casou com um canadense mas já se separou). Muito gente boa. Já aprendeu até alguns palavrões em português. Ela entende alguma coisa do que agente fala porque já teve um namorado latino e algumas coisas tem som parecido.

O filme dela é sobre nuvens. As nuvens em cima das cabeças dos personagens ficam negras com maus pensamentos. A técnica é bem legal. Mistura recortes de papel, stopmotion, after effects etc. Os personagens de recortes de papel estão bem legais, ela fica com eles pendurados num quadro de cortiça atrás de mim.

Jody:
Toca um tipo de guitarra havaiana, daquelas de colo. Acho que hoje vamos ver um saral de Bluegrass music onde ela vai se apresentar. Jody é bem tímida e introspectiva. Acho que é a mais velha dos 8 do Hot House.

O filme dela é sobre 2 monstrinhos que tocam jazz. A técnica é animação tradicional, no papel mesmo.

James:
É o mais engraçado da galera. Um humor inglês/canadense bem sutil. Cheio de "absolutely" e "Totally". Saca algumas piadas rapidamente. Gosta de Mutantes e vai mandar seu filme pro Animamundi desse ano.

Seu filme também é com animação tradicional. Os 'encontros' vão acontecendo cada vez em um nível menor (com zoom in até chegarmos em um nível microscópico). Os personagens vão apertando as mãos, se cumprimentando, até vermos 2 DNAs dançando em uma festa. Não sei se eu expliquei bem mas vai ser bem engraçado.

Oliver:
É o mais caladão de todos. Também pudera, ele está com uma dor de dente terrível. Se bem que acho que mesmo sem a dor ele ia continuar sendo o mais caladão de todos. Acho que ele é canadense com descendência oriental, algo bem comum em Montreal.

O filme dele é sobre respeito a personalidade de cada um. Acho que ele deve ter tido alguns problemas com a dele e com o fato dele ser caladão. O filme vai ser feito todo em flash com rotoscopia de vídeo.

Carla:
É a mais doida de todos. Se veste toda com bichinhos pendurados, coisas rosas peludas, casaco de pelo quadriculado etc. Ela é uma multi-artista, já trabalhou com várias coisas: de taxidermista a palhaço de festa. A primeira impressão é impactante mas no fundo ela tem um coração fofo.

O filme dela é em stopmotion com um estilo meio Tim Burton só que com insetos de verdade. Um estilo bem forte.

Dale:
Acho que o Dayle deve ser o mais experiente dos Hot Houser's. Ele fez faculdade de animação aqui no Canadá (Não lembro qual agora) e trabalhava em um estúdio em Toronto antes de vir para o Hot House. Ele acabou explicando o Frame Thief (Programa que o pessoal do Stopmotion está usando aqui) pra gente porque ele sabia mais que o pessoal daqui. Joga capoeira e toca berimbau. Esteve no Brasil no natal de 2006, em Salvador.

O filme dele é o mais legal de todos. É um stopmotion + arte digital experimental. Ele vai capturar borrões de tinta no Frame Thief e depois vai desenhar criaturas em cima dos borrões. As cores vão se misturando e formando criaturas mais e mais complexas. Muuuuuito foda.

Bom, esses são os animadores que como nós estão fazendo os filmes do Hot House. Além deles temos a equipe de profissionais e animadores daqui da NFB mesmo, que ajudam a gente a resolver os problemas:

Maral:
Canadense + Árabe, o que também é muito comum aqui em Montreal. Ela não é animadora na verdade. Ela estuda história do cinema eu acho, mas durante muito tempo trabalhou na frente do festival de Ottawa. Só recentemente ela veio para o NFB. No momento ela é a responsável por gerenciar o Hot House.

Torill:
É a diretora do NFB que acabou de ganhar o Oscar. Ela é um doce. Muito tranqüila. Ela e a Maral tem me ajudado bastante com a idéia do filme. Ainda não vi o filme dela mas acho que eles vão mostrar pra gente aqui mais cedo ou mais tarde.

Randall:
Ele parece um pouco com o ator que faz o Gandalf no Senhor dos Anéis, então seu apelido é Randalf. É a pessoa da parte técnica mais próxima de nós. Qualquer dúvida sobre softwares de animação e problemas no computador é com ele, apesar dele ter feito faculdade de Artes (o que o deixa meio chateado). É como no Brasil, empresa estatal, segurança etc. Dai ele acaba ficando por aqui mesmo. Randall adora colocar coisas engraçadas penduradas pelas paredes do estúdio ou coladas em livros (Como a foto dele próprio assoprando a vela do seu bolo de aniverssário de 13 anos).

Tem bem mais gente, depois eu vou falando de cada um.

Unha Encravada

Ok, isso não tem nada a ver com o NFB mas está realmente atrapalhando meu filme. Na quarta tive um problema sério de unha encravada e acabamos parando no Hospital. Parece que vou acabar usando mesmo o seguro internacional de saúde que fizemos antes de sair do Brasil.

Aqui só para falar com o médico eu paguei $100,00 e mais uns $40,00 para remédios, gaze, esparadrapo etc. Ficamos até mais ou menos meio dia no hospital. O pessoal da NFB disse que tivemos sorte porque as vezes a fila aqui é de mais de 5 horas para ser atendido.

Quanto ao seguro, o processo para reembolso de tudo isso é bem chato. Pelo que eu entendi eu preciso ficar bom para saber qual foi meu gasto total (que é todo pago com meu próprio dinheiro) e dai então juntar tudo (notas do hospital e recibos de farmácias) e mandar por CORREIO para a empresa do seguro. Só então eles vão verificar SE e O QUE eles vão estar me reembolsando.

Acho que isso significa: Hospital agora só se eu estiver com o pé na cova.

A experiência nesse caso está sendo realmente traumática e seria muito mais se não fosse pela boa vontade e elegância dos Quebequences. Todos são bem gentis e tranquilos. A médica me tratou muito bem, de forma muito simpática. Também achamos o hospital bem menos assustador do que no Brasil.

Tomara que os antibióticos funcionem. Agora não preciso nem tomar a aspirina, só o Red Bull já vai ser o suficiente.

Fechamos a Estória (?)

Ontem nós fechamos a idéia dos nossos filmes. Acabou não tendo uma apresentação formal como imaginávamos, portanto eu não sabemos ao certo como as pessoas estarão lidando com seus trabalhos. Mas todos estão muito empenhados em seus projetos. De um modo geral, todos tem ficado umas 8 horas aqui trabalhando. Passando os olhos pelas mesas e pranchetas, dá pra ver que vão sair uns filmes bem legais!

Eu terminei uma primeira versão do meu animatic. Ainda preciso mexer em mais coisas, mas por enquanto eu vou me dedicar a algumas outras coisas que eu acho mais importantes pra essa frase de criação, como definir o que vai aparecer dentro dos balões de fala, que é parte da narrativa, além da estética do filme. A estética está bem definida, é bem aquilo do projeto que eu mandei, só ficou faltando mesmo o conteúdo dos balões. Eu não estou tão decidido assim por usar colagens de fotografias. Talvez fique um pouco poluído, já que o projeto tem um perfil mais minimalista e simplista. Pensei em substituir as fotografias por desenhos, que seria mais fácil pra eu executar. Também pensei em preencher os balões com várias texturas diferentes, impressões de papéis, e ir trocando, como se fossem canais de TV. Acho que daria mais dinâmica. Mas tudo tem que ser testado, ainda, e é o que eu pretendo fazer.

Já fiz o meu super sofisticado cenário, que é composto por um fundo azul com uma dúzia de nuvens. E hoje terminei de montar os personagens no Toon Boom Solo. Eu pretendo fazer a animação 100% digitalmente, e vou misturar um pouco de animação quadro a quadro com recortes. É o que eu estou mais acostumado a fazer, e acho que é possível atingir um resultado bacana, em pouco tempo.

A construção dos personagens que eu mencionei trata-se na verdade de pegar o desenho do model sheet do teu personagem, e ir separando-o em pedaços, membro-a-membro. No Solo você tem como criar uma relação de hierarquia entre as partes, de modo que quando você balançar a cabeça, por exemplo, ele balançara os olhos, boca e nariz também.

Como os meus personagens são bem icônicos, não tem roupa, e eu pretendo animar os membros com desenhos quadro a quadro, e talvez morphing, a hierarquia está mais ou menos simples. Eu poderia ter dividido o personagem mais, como por exemplo dividir as pernas e os braços em três partes cada, mas não acho que vá ser necessário. A hierarquia do personagem é exatamente essa da imagem aí em cima. A figura corresponde a um único personagem. A do outro é bem parecida.

Embaixo, os resultado final, já com um teste de "tone", pra plicar uma sombrinha neles (A direção da sombra está toda errada. Como eu disse, é só um teste).


Amanhã eu começo a fazer os testes de animação e os testes com os balões de fala. Se eu conseguir, eu coloco uns gifs animados. :)

Chez Brasil

Ai galera que pensa em vir para Montreal. Abaixo vocês podem ver o flyer da pousada que ficamos por uns dias no bairro do Plateau. Bem aconchegante. Perfeito para quem quer passar uma semana por aqui ou para quem está chegando e não sabe para onde ir (que foi o nosso caso). O atendimento é em português claro! E em algumas manhãs temos direito a música brasileira ao vivo :) hehehe.... Não incluso no preço :P