quarta-feira, 23 de maio de 2007

Fim da Linha

Agora é oficial. ACABOU.... acabo de sair da sala de cinema onde fizemos o mix final do som com a versão final do filme. Não foi fácil...o que segue é um resumo de todo o drama que rolou nos últimos 2 dias.

22 de Maio: Online
Chegamos cedo na NFB (eu e Jonas) para nossa sessão de Online que foi feita ao mesmo tempo para os dois filmes e para abertura da Torill.

Basicamente o que fazemos no online é corrigir as cores já que toda nossa edição é feita offline (na sala de avid e final cut). Quando um documentário vai para o online se faz muito mais edição que numa animação.

Eu não sei se entendi bem essa parte mas acho que a grande diferença do online e do offline é a seguinte: Quando editamos offline vemos uma versão preview (com compressão) do filme numa ilha comum (um bom Mac com avid ou final cut já é o bastante). Dai não temos conexão nenhuma com a imagem final mas podemos fazer o 'básico' da edição em tempo real (cortes, movimentos de câmera etc).

Depois de todo esse grosso feito vamos para a ilha online, onde usamos um equipamento super caro (o software principal se chama Symphony) para ver como a imagem final vai se comportar no monitor de tv, numa tela de LCD widescreen etc. A ilha online é tão cara que não podemos usa-la por muito tempo. Temos que marcar hora e usar da melhor forma o tempo que temos... Existe uma fila inacabável de filmes da NFB esperando para passar pelo online (por isso existe a edição offline para o grosso, que é muito mais barata).

O meu problema foi que meu filme tem várias cores e todas elas estavam em movimento, com degrades e chapadas em um mesmo arquivo de vídeo.... Isso significa que para corrigir qualquer problema tínhamos que ir frame a frame e isso não era uma opção viável. A outra opção seria ter elementos separados em diferentes layers.

Por sorte 70% das cores funcionaram bem mas o azul no final ficou verde e sem nenhuma saturação... O que tivemos que fazer então foi re-renderizar algumas coisas separadas do meu projeto de After para poder isolar o fundo azul e corrigir as cores. Isso é muito fácil quando você tem tempo mas estávamos no meio da sessão quando decidimos por essa solução.

O que resultou numa corrida final para ter tudo pronto até as 17:00 quando a fita final tinha que ser gravada. Entre uma e outra correção David (o técnico do Online) fez o filme do Jonas e da Torill.... No fim eu já estava uma pilha de nervos :) Principalmente porque até aquele momento eu havia estado bem tranqüilo quando aos meus prazos e resultados. Eu tinha bastante tempo para corrigir cores ou renderizar elementos separados SE eu soubesse que iríamos precisar disso na última hora. Na verdade eu nem sabia que podíamos fazer isso na sessão de online... Houve uma certa falta de comunicação nesse caso... Tudo porque o Online é algo caro e fechado (quem sabe dos detalhes está trabalhando e quem não sabe não pode ajudar muito).

No fim acabamos conseguindo. Não acho que ficou perfeito meu online mas é o projeto Hot House (fazemos o que podemos).

22 de Maio: Final Mix
No dia seguinte pensei comigo que não teríamos mais nenhum problema mas quando chegamos na sessão descobrimos que a versão final que saiu do online havia sido fechada com 23.98 frames por segundo e não 24 como deveria ter sido.

Pra quem sabe o que significa até faz sentido porque quando você converte de 24 frames por segundo (que é o fps original no qual animamos) para 23.98 fps fica mais fácil para irmos para 29.97 que é a contagem para vídeo (TV, DVD etc) sem perdas.... Entendeu? Nem eu....

O que acontece é que toda essa conversão técnica não casa com a música e acabou que tínhamos que esperar o vídeo com 24fps para finalizarmos o Final Mix. Enquanto isso trabalhamos com a versão do filme que tínhamos que era o meu Picture Lock. Isso foi bem ruim porque essa versão não tinha toda a animação que precisávamos.... Só na última hora de Final Mix é que usamos a versão final do filme.

O filme abaixo além de provavelmente estar fora de sync ainda mostra o vídeo antigo.


Quanto a edição de áudio do Final Mix acho que foi ótima. Esgotamos as possibilidade, testamos diferentes efeitos para os momentos de impacto e acho que fizemos o melhor que podíamos.

Fechamos bem essa parte e agora só vou ver a versão final mesmo na segunda quando nossos filmes vão passar na sala de cinema, com o público (pela primeira vez) e com o mínimo de compressão possível.... Ou melhor, vai ser o dia decisivo para ver a reação que as pessoas vão ter sobre o filme.

Eu sai da sala de cinema (após a sessão de Final Mix) com uma sensação estranha... é engraçado porque sei que algumas pessoas vão odiar, outras vão andar e outras vão gostar... e provavelmente eu mesmo vou acabar odiando o filme daqui a alguns anos. Mas a sensação continua. É uma mistura de saudade antecipada disso tudo + dever cumprido + acho que fiz M. Não sei explicar.