quinta-feira, 12 de abril de 2007

Persepolis - o Filme

A quadrinhista Iraniana radicada na França, Marjane Satrapi, está trabalhando num longa metragem em animação baseado na sua obra Persepolis. Persepolis é uma autobiografia, em que narra a sua infãncia no Iran, a entrada do regime xiita no governo e a sua fuga do país, sua adolescência complicada e difícil longe dos país, na europa, o choque de culturas, sua volta ao Iran... Apesar do tema ser bem chocante e triste, Marjane Satrapi tem um estilo narrativo bastante divertido e criativo.

O longa metragem, segundo a própria Marjane, deve ficar pronto no final de maio, data em que estaremos voltando para o Brasil. Ela criou um blog para ir divulgando o longa, e colocando novidades. É bem legal! O único porém em francês. Mas dá pra assistir aos vídeos, que mostram o processo de construção do filme, e alguns trechinhos. É praticamente uma aula de animação!






http://www.myspace.com/persepolislefilm


Ela também tem um blog menos imagético, em inglês:

http://www.marjane-satrapi.com/


Persepolis está sendo publicado no Brasil pela Companhia das Letras, em quatro volumes. O quarto volume deve sair no Brasil em breve. Vale muito a pena comprar, é um trabalho muito bacana.