quarta-feira, 4 de abril de 2007

Blog do Neil Gaiman

Um amigo meu me passou o endereço do Blog do escritor britânico Neil Gaiman. Gaiman é um fenômeno literáreo recente de vendas de livros no mundo todo, e importante roteirista de quadrinhos, autor de títulos famosos como Sandman e Livros da Magia, publicados pelo selo Vertigo da DC Comics. Eu gosto muito de seus títulos, particularmente esses dois citados, pois Gaiman e seus excelentes artistas conseguem criar uma poesia rara, fantasiosa e mórbida, que muito me agrada, além de uma riqueza visual, falando em diagramação, estilo e enquadramento. Um dos artistas que trabalham com Neil Gaiman e a sua maior parceria desde sempre, que transita entre quadrinhos, literatura e cinema, é o artista Dave Mckean, o qual é um dos artistas que eu mais admiro e me inspiro.

Recentemente, Neil Gaiman colocou alguns curtas bem legais em seu Blog, que seu amigo Dave Mckean lhe mostrou. Um deles, e o que mais gostei, é um filme chamado "Papillion D`amour", dirigido por Nicolas Provost, que é uma viagem com música e imagem espelhadas do filme Rashomon, do Akira Kurosawa. O Rashomon é um filme cheio de enquadramentos simétricos, muito bonito, e Nicolas Provost conseguiu criar uma coisa nova, bem sensível, poética e misteriosa, sobre ele.




Ele também, no mesmo post, colocou o filme Tyger, na íntegra. Tyger é um filme feito no Brasil, pela Trattoria, sob direção de Guilherme Marcondes, que está papando um monte de festivais pelo mundo. O filme merece, é excelente!




Por fim, ele também colocou o Rabbit, que é um filme que eu vi no Animamundi. Excelente. E sinistro.



Eu acabei colocando todos os vídeos aqui, mas quem quiser entrar no blog do Neil Gaiman e conferir lá, aí está o endereço.

www.neilgaiman.com



Pra finalizar, um curta do Dave Mckean que eu gosto bastante. Chama-se "The week Before"

Papo interessante com Paul Driessen

Hoje no almoço batemos um papo com Paul Driessen. Nossa, como ele tem história para contar.

Primeiro ele já produziu tantos filmes que já perdeu a conta. Na sua maioria foram curtas de arte. Ele só trabalhou em dois longas. Um foi temporário, só por alguns meses e o outro foi simplesmente o Yellow Submarine dos Beatles no qual ele trabalhou por 11 meses.

A história do Yellow Submarine é que os Beatles tinham um contrato de 3 filmes para fazer com uma grande distribuidora. Eles fizeram Help e A Hard Days Night. Mas, no último filme eles queriam ir para Índia e não estavam muito a fim de ficar para as gravações. O produtor resolveu dar uma folga para os garotos e disse:'Na verdade só precisamos das suas músicas'. Dai surgiu toda a idéia do filme em animação.

Paul chega a mencionar que ele mesmo não acha o Yellow Submarine um ótimo filme. São apenas boas idéias conectadas pelas músicas. A arte é ótimas mas.... Ele diz que o roteiro foi feito em uma noite. Depois ele foi refinado mas é bem próximo do que foi concebido na primeira tentativa.

Outra curiosidade é que naquela época eles não tinham deadline. Eles animavam no tempo em que as idéias surgiam. Muitos problemas aconteceram durante a produção do filme, muitas histórias e tal mas ele disse que os animadores não sabiam de nada, eles só entregavam a animação. Numa retrospectiva em Los Angeles todos perguntavam muito sobre todos esses segredos e Paul teve que ler um livro para ficar por dentro :)

Ele começou a animar na Holanda um pouco antes do Yellow Submarine fazendo comerciais para TV. Segundo ele naquela época o próprio animador tinha a idéia para o comercial e normalmente era aprovada na hora. Você basicamente fazia o que queria!

O diretor do Yellow Submarine foi treinado na NFB, com Normam Mclaren etc. Ele apresentou a Paul as produções da NFB que ficou bastante impressionado. A partir dai ele passou a se esforçar para vir para o Canadá e trabalhar aqui etc.

Apesar de tudo Paul nunca quis ser um diretor da equipe da NFB, sempre preferiu ficar como freelancer e separar suas produções entre a Holanda e o Canadá.

Abaixo você pode ver o filme The Killing of an Egg.

Cartoon Brew

Agora já posso morrer em paz.
Hot House no Cartoon Brew.