quarta-feira, 4 de abril de 2007

Papo interessante com Paul Driessen

Hoje no almoço batemos um papo com Paul Driessen. Nossa, como ele tem história para contar.

Primeiro ele já produziu tantos filmes que já perdeu a conta. Na sua maioria foram curtas de arte. Ele só trabalhou em dois longas. Um foi temporário, só por alguns meses e o outro foi simplesmente o Yellow Submarine dos Beatles no qual ele trabalhou por 11 meses.

A história do Yellow Submarine é que os Beatles tinham um contrato de 3 filmes para fazer com uma grande distribuidora. Eles fizeram Help e A Hard Days Night. Mas, no último filme eles queriam ir para Índia e não estavam muito a fim de ficar para as gravações. O produtor resolveu dar uma folga para os garotos e disse:'Na verdade só precisamos das suas músicas'. Dai surgiu toda a idéia do filme em animação.

Paul chega a mencionar que ele mesmo não acha o Yellow Submarine um ótimo filme. São apenas boas idéias conectadas pelas músicas. A arte é ótimas mas.... Ele diz que o roteiro foi feito em uma noite. Depois ele foi refinado mas é bem próximo do que foi concebido na primeira tentativa.

Outra curiosidade é que naquela época eles não tinham deadline. Eles animavam no tempo em que as idéias surgiam. Muitos problemas aconteceram durante a produção do filme, muitas histórias e tal mas ele disse que os animadores não sabiam de nada, eles só entregavam a animação. Numa retrospectiva em Los Angeles todos perguntavam muito sobre todos esses segredos e Paul teve que ler um livro para ficar por dentro :)

Ele começou a animar na Holanda um pouco antes do Yellow Submarine fazendo comerciais para TV. Segundo ele naquela época o próprio animador tinha a idéia para o comercial e normalmente era aprovada na hora. Você basicamente fazia o que queria!

O diretor do Yellow Submarine foi treinado na NFB, com Normam Mclaren etc. Ele apresentou a Paul as produções da NFB que ficou bastante impressionado. A partir dai ele passou a se esforçar para vir para o Canadá e trabalhar aqui etc.

Apesar de tudo Paul nunca quis ser um diretor da equipe da NFB, sempre preferiu ficar como freelancer e separar suas produções entre a Holanda e o Canadá.

Abaixo você pode ver o filme The Killing of an Egg.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só assim vc fala e reconhece o Yellow Submarine? Que Merda! Agora vai ser fã de Neil Gaiman tb? Terrível!

Diego Stoliar disse...

Deixa ver se eu advinho quem é o Bla!!! hummm.... é o Jairo né?

Eu não disse o que eu acho sobre o Yellow Submarine e sim o que o Paul Driessen me falou. Eu continuo não tendo opinião sobre o filme já que só vi algumas pequenas partes. Reconheço que é um filme que muita gente gosta e é meio histórico, por enquanto só sei das histórias por trás dele.

De qualquer forma o próprio Driessen disse que não é fã do filme, como vc pode ler no post... o que quer dizer que mesmo agora não estou falando exatamente beeeem do filme.

Quanto ao Neil Gaiman confesso que não sei muito, não sabia nem que o site dele era tão completo. O post dele nem é meu e sim do Jonas. Mas acho que agora é uma ótima oportunidade de conhecer alguma coisa. Porque não!?