sábado, 21 de julho de 2007

Workshop Martine Chartrand no Rio

Finalmente vídeos do Workshop de Pintura no Vidro no Rio com Martine Chartrand.

Primeiramente eu gostaria de pedir desculpas a todos que participaram do workshop. Eu acabei fazendo a tradução e sei que essa não é minha profissão...Uma coisa é falar e outra é traduzir...Também vacilei a bessa na hora de traduzir os nomes dos materiais e ferramentas de pintura tradicional....Raios, preciso treinar mais isso.

Mas acho que valeu a pena na hora de explicar a técnica de animação. Eu já havia visto a Martine trabalhando ao vivo, o que ajudou bastante.

No vídeo abaixo um pouco da galera trabalhando.


A aula foi inspiradora. Martine trabalhou com Alexander Petrov, seu mestre e o maior expoente da técnica de pintura no vidro do mundo. Acho que todos já conhecem o Velho e o Mar, uma obra prima da animação, mas por via das dúvidas aqui vai um trechinho.


Nesse a galera discutindo para ver quem são os próximos a encher a cara de tinta.


Martine frisou bastante que deveríamos usar a técnica para transferir nossos sentimentos para tela: Do coração, para as mãos e para tela. Que deveríamos animar com o coração e que devemos colocar nós em nossos filmes.

Sobre as técnicas de pintura ela avisa: "Não tente pintar como Petrov, pinte no seu estilo, afinal é o seu filme". A grande vantagem de se usar pintura no vidro é que, de uma forma geral, qualquer estilo de pintura pode ser usado (e isso já é o bastante para que não tenhamos que copiar ninguém).

Martine mostrou alguns filmes muito bons de pintura no vidro. Inclusive o famoso The Street de Caroline Leaf.

Ela também insistiu para que colocássemos o curtinha em festivais como Animação em Curso. Acho que a Cláudia lá do N.A.D.A. da Puc tá dando um jeitinho para finalizar isso.

Ela também deu um Workshop em São Paulo e outro em Salvador. Assim que ela me mandar as fotos destes eu coloco aqui no site!