sexta-feira, 9 de março de 2007

Macetes para se vestir no Canadá

Como calcular o frio
A primeira coisa que você animador precisa saber é como calcular o frio. Primeiro temos o frio "real". A isso somamos o vento e a humidade. Dai temos a sensação térmica, que é o que realmente vale.

Exemplo:
frio real de -20 + Vento Forte + Humidade de 40% = sensação térmica de -40

Mochila para roupas
O primeiro macete é sempre andar com uma mochila vazia para as roupas de inverno. Todos os lugares aqui são aquecidos e você vai morrer de calor se não tirar as roupas sempre que entrar em algum lugar. Na mochila você normalmente vai colocar o casacão, as luvas, o gorro e o cachicol. Tenha certeza que todos vão caber lá dentro sem que te incomodar.

Casação impermeável
É importante ter um casaco pesado, a prova d'agua, que te mantenha aquecido. De preferencia peludo por dentro. Principalmente se você está vindo no inverno. Não adiana ficar colocando milhões de roupas, e camisas etc. O ideal mesmo é ter 1 que resolva o problema. Muita roupa = muito tempo para se vestir + muito calor nos lugares fechados. O casacão é o seu melhor amigo aqui :)

Gorro Grande
O gorro tem que ser bem grosso pra aguentar o frio. Bem grande para tapar a cabeça e as orelhas ao mesmo tempo e de preferencia preto para que você possa usar como tapa-olho, tipo aqueles de avião para dormir, se você precisar. Ele foi bem útil na viagem já que sentamos em frente a tela no avião que ficou a noite inteira ligada.... Bom, nunca se sabe quando você vai precisar dormir até mais tarde....

Corta vento
Algumas roupas, como Tecktel podem ser usadas para cortar o vento. Você pode usa-las por cima de uma outra roupa mais quente e quardar na mochila quando entrar em algum lugar. O Daniel Schorr diz que isso é meio brega mas se a sua roupa não está cortando o vento direito (tipo roupa de renda, furadinha) esse é o único jeito.

Underwear
Ainda não consegui comprar a minha. Isso faz muuuiita falta. Eu estou usando uma de lycra mas ela não ajuda muito. Com a humidade parece que está molhada, dai parece que se sente mais frio. O ideal, eu acho, seria comprar uma de flanela. A flanela parece ser uma boa opção porque corta o frio e mantém o calor do lado de dentro.

Cachecol
Esqueça os de renda, furadinhos da vovó. Esqueça os finos e curtos como os que você acha no Brasil. Você vai precisar de um de flanela, longo e com 1 ou 2 palmos de largura. Ele protege a garganta e até a boca, como se fosse uma máscara. Sem isso você vai ficar com a boca toda ferida e correndo o risco de pegar uma pneumonia ou coisa do tipo. Lembra o Mentor do He-man? É assim que tem que ficar.

Bota impermeável
Botas que entram água são um perigo. Seu pé vai ficar molhado com a neve e com a umidade e você vai congelar ou ter alguma doença séria. Compre uma bota quente. Quem sabe com pelo interno. Não compre uma bota justa ou apertada já que, além da meia grossa, você também vai ter que usar uma sola térmica. Cuidado com o uso de muitas meias, depois de um dia inteiro de bota você vai ficar com um cheiro danado de ruim.

Palmilha Térmica
As botas sozinhas podem não dar conta dos dias mais frios. As palmilhas térmicas são baratas e podem ajudar bastante. Eu consegui achar uma na Dollorama (ou melhor, custou só 1 dollar) que além de térmica acaba com o mal cheiro, muito útil não!?

Luvas
De couro com pelo por dentro parecem ser as melhores. Mas você sempre pode achar alguma de flanela que ajude. Na dollorama infelizmente só tem algumas de trabalhadores. Ainda não achei a melhor loja para comprar isso. Para os dias mais frios é melhor você ter pelo menos duas.

Meias
As da Dollorama resolveram bem. São bem grossas , tipo uns 3 ou 4 cm. Elas deixam o pé meio preto, tipo, soltam pelos, mas por 1 dollar tá bom demais.

Quarda-chuva
Quando a neve começa a derreter e o clima esquenta começa a chover, ou a cair neve molhada (quando está bem frio chamamos de neve seca). Dai é bom você ter um guarda chuva. Com a falta de prédios altos (muitas casas) o vento aqui castiga, então arrume um guarda-chuva resistente e não aqueles de 5 reais.

Lojas no Canadá

Dollarama
Essa é a minha loja favorita. Tudo por 1 dollar ou menos. Tem meias grossas muito boas. Também é legal para comprar biscoito já que a maquina aqui da NFB não devolve a notinha e agente tem que pegar nota de tudo. Lá tem mesmo bastante variedade: de tocha para fazer um lual na neve (????) até sapato pra cachorro. É uma loja bem comum, tem em vários lugares.

Winners
É como uma Renner ou C&A ai do Brasil. Não é tão barata mas se você quer roupa nova e boa é a melhor opção.

Payless Shoes
Até agora só vi uma, perto da estação Berri-Uqam do metrô, foi onde comprei minha bota. É bem barata e variada em termos de calçados, tudo o que você vai precisar aqui no Canadá. Ainda bem que deixei para comprar a bota aqui! Ela acabou custando c$54,99 = R$ 110,00

Brechó
Existem alguns Brechós que recebem roupas doadas em boas condições e vendem a preço de banana. É claro que tem bastante tranqueira mas procurando você sempre acha algo que preste. Pergunte na loja porque muitas vezes eles tem um dia expecial de promoção. Na que nós fomos tinha uma promoção de metade do preço uma vez a cada duas semanas. Jonas comprou um casaco pesadão por c$14,00 = R$28,00.

McGill Underground Shopping
É um shopping bem grande que fica no subterrrâneo da estação McGill do metrô. Ainda estamos pesquisando o lugar. Fomos pela primeira vez ontem. Visitamos uma dollorama pra comprar mais meias e uma papelaria tipo Casa Mattos, com a pequena diferença de que aqui encontramos lápis ColErase, comprei todos que eles tinham :) Depois vou comprar mais.

Mais sobre lojas no Canadá depois....