quarta-feira, 21 de março de 2007

Animando a Borboleta

Hoje eu passei o dia criando o design e animando a borboleta do meu filme. Ainda não vou colocar o teste mas vou falar um pouco sobre o processo que eu usei e alguns insights sobre animação que me vieram a cabeça enquanto eu trabalhava.

Primeiro eu defini bem meus key frames e breakdowns esboçando mais ou menos aonde e como eu queria a borboleta e aumentando a exposição de cada quadro para definir mais ou menos o timing geral. No fim disso eu tenho um pencil test da minha animação (que fica meio engasgado mas já te dá uma boa noção do movimento final). Nesse primeiro passo eu faço meus testes e experimento bastante. É muito mais fácil errar aqui e consertar, ou experimentar, do que depois.

Quando estou fazendo essa primeira pincelada na animação sempre me vem na cabeça a frase do Rembrandt que o Richard Willians cita no Survival Kit:'Comece com o que você sabe e o que você não sabe vai se revelar para você'. Eu sempre penso:O que tem que estar lá? Que quadros são essenciais para essa animação? Que poses certamente vão entrar nessa cena? - Começando por ai fica bem mais fácil chegar a conclusão de como fazer os quadros "secundários" entre esses quadros essenciais, e antes que você perceba sua cena está pronta.

Outro ponto importante que me ocorre nesse processo é pensar que um timing constante é, na maioria das vezes, mais chato que um que varia de velocidade, tanto em termos de deslocamento de massa (movimento da borboleta pela tela) quanto em termos de coordenação motora(como a borboleta bate suas asas). Variar em todos esses aspectos e tentar adicionar pequenas reações e peculiaridades do movimento das borboletas é o que vai deixar a animação mais rica e, conseqüentemente, a borboleta viva.

Uma coisa que ficou legal nessa pequena animação da borboleta foi a variação de tamanho. Ela começa o vôo perto da tela, vai para longe (ficando bem pequena) e volta para perto chegando quase a tocar na lente. Isso me lembra também das aulas de Walt Stanchfield. Eu adoro tudo que ele escreve. Uma das coisas mais básicas e óbvias que aprendi com ele foi a tornar mais consciente o controle de tamanhos, superfícies, sobreposição e contorno durante a animação. Isso é beeeeem óbvio mas me atingiu como um raio: 'É claro! Que burro'. Esse é outro "macete" para enriquecer sua cena. Os curtas do Roger Rabbit tem cenas alucinantes que abusam demais desse conceito.

Outra coisa legal sobre essa pequena cena da borboleta é que eu vou misturar 3 formas de animar no Flash:Recortes com tweening (Usando os mesmos desenhos deformados mas fazendo o Flash animar para você), Recortes quadro-a-quadro (usando os mesmos desenhos mas deformando-os a cada quadro e corrigindo detalhes etc) e Animação Full (Redesenhando cada quadro. Principalmente para os momentos onde ocorre rotação tridimensional)

Bom, acho que está bom para esse post!

La Boite Noire

Montreal é uma cidade surpreendente. Conversando com Luigi Allemano a respeito de um curta que eu vi na sessão Panorama do Animamundi, "Svetlonos", de Vaclav Svankmajer, filho legítimo em talento e técnica de Jan Svankmajer, descobri que há uma loja de DVDs aqui em Montreal em que você consegue encontrar todo tipo de curta independente de animação, coletâneas e coisa e tal. Se você não achar, eles encomendam. Eu nunca imaginaria uma lojsa assim em qualquer parte do mundo. Talvez só em Montreal mesmo. A loja se chama La Boite Noire, e fica na rua St. Denis, não muito longe da casa que estávamos ficando antes de encontrarmos o nosso apartamento por aqui.

Desde o Animamundi eu venho procurando sem sucesso por vídeos desse filme. Acabou que esta manhã eu encontrei um clipe, montado por algum tcheco bacana, com uma pequena parte do filme. Pensando bem, o cara tirou a trilha original, que é ótima, e colocou uma música do Apocalyptica eu acho, ou coisa assim, então talvez ele não seja tão bacana assim.



PS: Estranhamente "Svetlonos" ficou na mostra Panorama e não entrou na mostra competitiva do Animamundi... Ele, "Flatlife" e História trágica com Final Feliz" foram os melhores filmes que eu vi ano passado!