terça-feira, 20 de março de 2007

Testes de Animação

Hoje fiz uns testes de animação. Agora no começo ainda estou pensando em termos de assets: Animações soltas que eu posso utilizar depois para montar o filme.

Animando assim eu posso usar o máximo das vantagens que o computador pode me proporcionar em termos de reutilização. Posso repetir a mesma animação várias vezes, cortar quadros para deixar os tempos diferentes, deforma-las, mudar sua posição, tamanho, cor etc.

Só assim eu vou conseguir criar o efeito de time-lapse (Filme em alta velocidade) sem precisar animar cada quadro, um-por-um. É claro que depois que eu posicionar esses assets no filme eu precisarei completar a animação final com pedaços "não-reutilizados" para que o filme não pareça pobre. Na minha opinião quando apenas repetimos as mesmas animações é possível perceber que tudo é uma grande reutilização de coisas (a não ser que fique muito bem feito).

Bom, a explosão (galaxia) ainda não é final, só um primeiro teste.

Exibição na Concordia

Ontem fomos na Concordia, uma universidade conhecida aqui do Canadá que tem um curso de animação muito bom (Que fica na estação Guy Concordia do metro).



Lá assistimos a uma exibição selecionada pela NFB de filme sobre o tema: Água. Eu não gostei muito dos filmes mas foi legal ver como os canadenses lutam contra o governo sobre alguns aspectos. Hoje o Canadá não tem problemas com água mas eles sabem que, como em todo resto do mundo, a água é um problema que está se agravando depressa. A maioria dos documentários criticava o estado por ter entregue o controle da água nas mãos das empresas privadas que acabam colocando um preço alto e vendendo a água que deveria ser para os canadenses no mercado externo. Ouvimos muitas vezes a expressão "Ouro Líquido" nos filmes.

Muitos culpam o governo e suas ações, também, por um problema que aconteceu a algum tempo atrás quando muitas pessoas ficaram doentes por causa de água contaminada (detalhe que alguns podem não saber é que aqui se bebe água potável da bica).

Só o último filme, que era de ficção live action, mostrou uma idéia legal. Mas a atuação não era nada boa. Resumo: Não ficamos para ver o debate depois da projeção.