quarta-feira, 4 de abril de 2007

Blog do Neil Gaiman

Um amigo meu me passou o endereço do Blog do escritor britânico Neil Gaiman. Gaiman é um fenômeno literáreo recente de vendas de livros no mundo todo, e importante roteirista de quadrinhos, autor de títulos famosos como Sandman e Livros da Magia, publicados pelo selo Vertigo da DC Comics. Eu gosto muito de seus títulos, particularmente esses dois citados, pois Gaiman e seus excelentes artistas conseguem criar uma poesia rara, fantasiosa e mórbida, que muito me agrada, além de uma riqueza visual, falando em diagramação, estilo e enquadramento. Um dos artistas que trabalham com Neil Gaiman e a sua maior parceria desde sempre, que transita entre quadrinhos, literatura e cinema, é o artista Dave Mckean, o qual é um dos artistas que eu mais admiro e me inspiro.

Recentemente, Neil Gaiman colocou alguns curtas bem legais em seu Blog, que seu amigo Dave Mckean lhe mostrou. Um deles, e o que mais gostei, é um filme chamado "Papillion D`amour", dirigido por Nicolas Provost, que é uma viagem com música e imagem espelhadas do filme Rashomon, do Akira Kurosawa. O Rashomon é um filme cheio de enquadramentos simétricos, muito bonito, e Nicolas Provost conseguiu criar uma coisa nova, bem sensível, poética e misteriosa, sobre ele.




Ele também, no mesmo post, colocou o filme Tyger, na íntegra. Tyger é um filme feito no Brasil, pela Trattoria, sob direção de Guilherme Marcondes, que está papando um monte de festivais pelo mundo. O filme merece, é excelente!




Por fim, ele também colocou o Rabbit, que é um filme que eu vi no Animamundi. Excelente. E sinistro.



Eu acabei colocando todos os vídeos aqui, mas quem quiser entrar no blog do Neil Gaiman e conferir lá, aí está o endereço.

www.neilgaiman.com



Pra finalizar, um curta do Dave Mckean que eu gosto bastante. Chama-se "The week Before"

3 comentários:

Unknown disse...

Tá. Já entendi que você quer outro livro dele. =D

RR Animation Films disse...

Huuummm!! :D

Marivone disse...

Oi?

Tou sorteando O Livro do Cemitério, de Neil Gaiman. Ajuda a divulgar? Passa lá: http://guiadaestante.tumblr.com