quinta-feira, 15 de março de 2007

Fechamos a Estória (?)

Ontem nós fechamos a idéia dos nossos filmes. Acabou não tendo uma apresentação formal como imaginávamos, portanto eu não sabemos ao certo como as pessoas estarão lidando com seus trabalhos. Mas todos estão muito empenhados em seus projetos. De um modo geral, todos tem ficado umas 8 horas aqui trabalhando. Passando os olhos pelas mesas e pranchetas, dá pra ver que vão sair uns filmes bem legais!

Eu terminei uma primeira versão do meu animatic. Ainda preciso mexer em mais coisas, mas por enquanto eu vou me dedicar a algumas outras coisas que eu acho mais importantes pra essa frase de criação, como definir o que vai aparecer dentro dos balões de fala, que é parte da narrativa, além da estética do filme. A estética está bem definida, é bem aquilo do projeto que eu mandei, só ficou faltando mesmo o conteúdo dos balões. Eu não estou tão decidido assim por usar colagens de fotografias. Talvez fique um pouco poluído, já que o projeto tem um perfil mais minimalista e simplista. Pensei em substituir as fotografias por desenhos, que seria mais fácil pra eu executar. Também pensei em preencher os balões com várias texturas diferentes, impressões de papéis, e ir trocando, como se fossem canais de TV. Acho que daria mais dinâmica. Mas tudo tem que ser testado, ainda, e é o que eu pretendo fazer.

Já fiz o meu super sofisticado cenário, que é composto por um fundo azul com uma dúzia de nuvens. E hoje terminei de montar os personagens no Toon Boom Solo. Eu pretendo fazer a animação 100% digitalmente, e vou misturar um pouco de animação quadro a quadro com recortes. É o que eu estou mais acostumado a fazer, e acho que é possível atingir um resultado bacana, em pouco tempo.

A construção dos personagens que eu mencionei trata-se na verdade de pegar o desenho do model sheet do teu personagem, e ir separando-o em pedaços, membro-a-membro. No Solo você tem como criar uma relação de hierarquia entre as partes, de modo que quando você balançar a cabeça, por exemplo, ele balançara os olhos, boca e nariz também.

Como os meus personagens são bem icônicos, não tem roupa, e eu pretendo animar os membros com desenhos quadro a quadro, e talvez morphing, a hierarquia está mais ou menos simples. Eu poderia ter dividido o personagem mais, como por exemplo dividir as pernas e os braços em três partes cada, mas não acho que vá ser necessário. A hierarquia do personagem é exatamente essa da imagem aí em cima. A figura corresponde a um único personagem. A do outro é bem parecida.

Embaixo, os resultado final, já com um teste de "tone", pra plicar uma sombrinha neles (A direção da sombra está toda errada. Como eu disse, é só um teste).


Amanhã eu começo a fazer os testes de animação e os testes com os balões de fala. Se eu conseguir, eu coloco uns gifs animados. :)

3 comentários:

Webmaster disse...

Jonas, se não acha melhor nomear as pegs e elements com os termos em inglês? Vai que vc precisa mostrar isso pra alguem, sei lá, usar como portifolio pra conseguir um emprego maroto aih nos exterior...Só uma sugestão...

RR Animation Films disse...

Eu pensei nisso. Mas não acho que eu vá ter que mostrar pra alguém. E eu nomeei com os termos que eu estou acostumado a trabalhar aí no Brasil. Mas, caso dê algum galho, em 15 minutos eu troco todos os nomes pro inglês. :)

viquetor disse...

fecharam os recortes então?