segunda-feira, 19 de março de 2007

Relatório de produção no Canadá

Algumas pessoas vêm me perguntando sobre o panorama e perspectiva de trabalho com animação aqui no Canadá, como as coisas funcionam, etc e tal. Ainda não sei como as coisas funcionam direito, mas parece que há muitas ofertas para animação por aqui. O Diego assina uma lista da AWN (Animation World Network), e vira e mexe saem uns "Precisa-se de animador...". No Brasil consolidou-se um interesse comum em buscar parcerias com o Canadá. O Canadá é um dos maiores produtores de séries de TV em animação e documentário do mundo, e esse interesse do Brasil não é novo. Pelo que eu sei, desde os anos 80 as pessoas no Brasil vêm tentando solidificar as relações entre os dois países. Neste momento, estamos caminhando para algo mais concreto, graças a iniciativas de ambos os governos e produtores. No Brasil, algumas produtoras estão em negociação e/ou já fecharam co-produções de séries de animação para serem feitas em parceria com Canadá no Brasil. O próprio fato de estarmos aqui é uma iniciativa de longa data, e é fruto dessas parcerias todas. Ano passado, tive a oportunidade de participar do "Animando com o Canadá", que aconteceu no Senac, e do "1. Forum de co-Produção Brasil-Canadá", da ABPI, e saí muito otimista de que as coisas realmente estão acontecendo.

A Eliana Russi, do consulado do Canadá, me mandou hoje um texto sobre a produção Audiovisual no Canadá. Trata-se de um relatório sobre Público, gênero de produção, emprego, etc e tal. Eu ainda não li o texto todo, é bem grandinho, mas talvez ajude a responder um pouco o que as pessoas estão procurando conhecer.

Para ver o texto, é só clicar na imagem do Jacob Two-Two abaixo, que é um dos meus desenhos canadenses favoritos. :)


2 comentários:

Anônimo disse...

Diego,
O que te lembra Jacob dois-dois?
O nosso futuro Jacosinho! eheh
bjs :)

Webmaster disse...

Pança Gulosa, Pança Gulosa, é o nome mais lindo que eu já vi!