segunda-feira, 19 de março de 2007

Primeiro contato com o som

Hoje tivemos todos uma reunião com Luigi Allemano. Luigi é um animador, e também designer de som, e é ele o responsável pela trilha de todos os filmes do Hothouse desse ano. Ele também trabalhou nos filmes do ano passado. Hoje nós tivemos a oportunidade de conhecê-lo e ouvir um pouco a respeito de teoria de som (Ele falou sobre Eisenstein e Michel Chion), com várias referências em animação. Também ficamos sabendo como funcionou o trabalho de som ano passado, e ele mostrou vários exemplos dos filmes do ano passado, passo-a-passo.

Eu gostei muito do som que ele fez pros filmes do ano passado. Simplesmente, são todos muito diferentes, com conceitos totalmente diferentes. Hoje ele se sentou com cada um dos Hot Housers e foi apresentado aos projetos todos. Cada encontro durou mais ou menos meia hora. Luigi foi muito atencioso, assistiu aos nossos animatics, perguntou, pediu pra ver de novo, e foi anotando tudo o que nós dissemos.

Conversamos sobre a trilha, sobre ruídos, sobre o ritmo do Animatic. Disse que gostou do ritmo do animatic, que parece conveniente, o que é muito bom.

Eu tenho duas referências de som que acredito serem bacanas pro filme. Uma delas é o "Atama Yama", de Koji Yamamura. A outra é "Dimensions of Dialogue", de Jan Svankmajer.
O filme do Svankmajer eu peguei de referência pra ruidagem. Penso em utilizar sons misturados, de coisas sento amassadas, trituradas, batidas, socadas e regurgitadas para as falas, ou mesmo balões. O filme do Yamamura veio pra ilustrar um pouco o tipo de trilha que eu estou querendo colocar, só no comecinho, e talvez no final. Eu pensei em colocar uma frase de música japonesa tocada com o Koto, que é este instrumento de cordas aí da foto, e que está bem presente no "Atama Yama". Acho que daria um ar meio místico/divino ao filme.

Bem, aí vão os dois vídeos citados, chupinhados do Youtube.









Aí vai um vídeo bônus. Trata-se de "When the day breaks", produção aqui da NFB, com direção das famosas Wendy Tilby e Amanda Forbis. Esse filme ganhou um monte de festivais, inclusive a palma de Ouro de Cannes, além de ter sido indicado ao Oscar de melhor curta de animação. Estou colocando esse filme porque Luigi Allemano trabalhou como animador dele, e é um dos meus filmes favoritos de animação.


2 comentários:

ana_rocambole disse...

me tira uma duvida.. o when the day foi feito boa parte com rotoscopia, ne?
umm.. se o luigi falou de chion e eisenstein, e' porque manja.. hehehehe
ele trabalha so' com animacao? ele ja fez som pra live action?
eles tem um estudio legal no hothouse?? fazem foley?
umm.. fiz pergunta demais.. aos poucos vc me responde.. hehehe
:*s

RR Animation Films disse...

Oi Ana!

O When the Day Breaks foi feito acho que inteiramente com rotoscopia. Só que eles animaram bastante por cima. As cabeças, por exemplo, são de animais. Parece que esse filme foi meio polêmico, fiquei sabendo por aqui. Eles estouraram muito o orçamento, e a NFB queria cancelar o projeto. Mas eles conseguiram continuar, e deu no que deu: Cannes, annecy, etc e tal.
Eu não sei se o Luigi trabalha com Live Action. No post tem um atalho pra página dele, e lá tem o currículo. Acho que ele deve fazer de tudo, mas o foco dele é animação. Ele fez duas universidades. Uma de música, e outra de animação.

Aqui na NFB eles tem estúdios de som, como um teatro inteiro pra mixagem. Todos os sons são gravados aqui, inclusive os Foleys. Tem uma artista aqui que só faz foley, e nós iremos conhecê-la e dirigi-la, segundo o Luigi. Mas o estúdio não é do Hothouse. O hothouse é pobre. Hehe. A gente, como todo mundo aqui, usuflui dos mesmos bens. Ou seja, os estúdios, amixagem, tudo, é utilizada por todos, seja documentário, institucional ou uma animação de oscar. Hehe.