quinta-feira, 5 de abril de 2007

Animações que você tem que ver!

Inaugurando a sessão "Animações que você tem que ver!"!
Começando pelos clássicos. Desenhos da UPA.

A UPA (United Production of America) surgiu em meados da década de 50, a partir da união de alguns artistas que romperam com a Disney, depois da greve de 41 no estúdio. Suas produções inauguraram o início da animação moderna nos EUA, quebrando com a busca pelo realismo de Disney, utilizando um estilo de arte mais estilizado, inspirados por alguns ilustradores da época, quebrando perspectiva, abusando do uso de cores chapadas, e as vezes texturas, brincando com as formas gráficas, simplificando o estilo de animação e reaproveitando desenhos. Eu gosto muito das animações dessa fase, são muito bonitas e criativas. A UPA influenciou Hanna-Barbera e todas as gerações de animadores que vieram depois. A influência é visível até hoje, nos desenhos do Cartoon Network e cia.

É da UPA os saudosos Mr. Magoo e Gerald McBoing Boing. E é com ele que eu começo a minha seleção. Seguem aí três filmes que eu gosto muito, e que representam bem o período e o que foi a empresa.

Gerald McBoing-Boing



Unicorn in the Garden



Christopher Crumpet



A UPA acabou terminando porque, como tudo nos Estados Unidos é realmente "democrático", a empresa foi tachada de organização comunista, por conta da suspeita sobre muitos artistas. Pouco a pouco a coisa foi ficando insustentável, e a Columbia Pictures, que havia injetado muitos recursos na empresa, foi retirando seus investimentos e logo as pessoas foram abandonando a companhia... E aí foi o que ninguém gostaria que tivesse sido.

3 comentários:

Guilherme disse...

Que desenhos sensacionais !!!

Essa época me agrada muito.

Abs

RR Animation Films disse...

Pois é! Não achei muita coisa dessa época no Youtube, mas esses desenhos me agradam muito. São muito originais, cheios de personalidade, e com um ritmo totalmente próprios.

Locadora do Werneck disse...

É muito difícil achar as coisas da UPA, nunca saiu um DVD decente com os clássicos restaurados, muito menos uma caixa com a obra completa deles. Acho que o principal motivo é que as empresas de hoje em dia não querem que as crianças descubram que antigamente os desenhos animados da TV era mil vezes melhores :)

O mais incrível da UPA é o quanto eles eram econômicos. A animação é limitadíssima, tantos frames por segundo quanto qualquer Dragon Ball da vida. No entanto, são poucos frames que dizem muito - a qualidade do trabalho dos animadores e as soluções criativas são de tirar o chapéu. E o que dizer então do design dos cenários e dos personagens... *suspiro*

A preguiça dos animadores comerciais de hoje em dia e a cegueira dos produtores são um perigo cada vez maior.