segunda-feira, 2 de abril de 2007

Jaques Bensimon chega à ABPI-TV como consultor internacional

Com 40 anos de experiência no mercado audiovisual, Jaques Bensimon, ex- presidente do National Film Board do Canadá, foi contratado para ser o consultor internacional da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV). Com a atribuição de orientar a associação no mercado internacional, Bensimon sugere que antes mesmo de pensar em estratégias para o mercado externo, a ABPI-TV precisa estar “em ordem” nacionalmente.
“O mercado brasileiro é muito complexo e o primeiro objetivo a ser concretizado é criar uma massa crítica de talentos, pessoas e fundos para a produção”, diz.
Segundo o consultor, os primeiros passos a serem dados são: o desenvolvimento de uma estratégia concreta, a contratação de pessoas para trabalhar no projeto, e a capacidade de responder às necessidades do mercado.
Bensimon tem um plano de cinco anos junto à associação. Nesse período, o objetivo é tornar a ABPI-TV em um player estruturado no Brasil e internacionalmente. “Vamos rastrear tudo o que aconteceu para chegar ao momento atual”, diz. Ele sugere ainda que o real impacto da realização deste plano deverá ser sentido com mais intensidade no próximo outono.

Mercado internacional

Quando o assunto é estratégia internacional, ele diz que é necessário prospectar quais são os países e os players mais interessantes e desenvolver uma estratégia multilateral. Entre os países que podem ser interessantes parceiros de negócios para o Brasil, ele destacou o Canadá, os países asiáticos, os europeus, os países do oriente médio e os Estados Unidos. “O mercado norte-americano é ‘impenetrável’. Temos que entrar no mercado deles, seja por TV a cabo, empresas de telefonia ou pelo mercado de língua hispânica”, afirma.
Ele lembra ainda que embora a imagem do país no exterior seja boa quando o assunto é música e cinema, no caso da televisão isso ainda não acontece.
Na opinião do consultor, o país tem de impactar em produções para a televisão e nas novas plataformas. “Estou aqui para ajudar a ABPI a entender o mercado e não cometer os mesmos erros já cometidos no passado”, conclui.


Daniele Frederico - TELA VIVA News - 30/03/2007, 17h28

3 comentários:

Locadora do Werneck disse...

Demorou demais. Quem sabe agora o mercado fica um pouco profissional. Se eu vir outro filminho de flash sobre um cocô que fala ou uma pessoa peidando, eu vou morar em Nauru.

Anônimo disse...

Muito bom isso! Espero que o nosso mercado tome rumo...
Caras, gostei muito da iniciativas de vocês em compartilhar essa experiência. Boa sorte nos projetos!

RR Animation Films disse...

Obrigado a todos!
Realmente, estamos torcendo para que as coisas melhorem. A coisa no Brasil está feia...