terça-feira, 1 de maio de 2007

Foley Session

Hoje fizemos a sessão de Foley. Eu fiquei na sala das 18:00 à 1:00 da manhã e acompanhei a direção de todos os filmes.

O filme da Jody até agora parece o mais legal em termos de som, o foley foi perfeito e muito criativo. A história dela ajuda muito porque tem dois monstros fêmeas, uma que tem 3 pernas e uma que precisa usar botas de borracha porque baba muito. As duas tocam Blue Grass juntas no final. Todos os sons feitos para esse filme foram perfeitos e acho que minha voz vai ficar no mix final como uma das personagens: Messy Moly.

Acho que talvez o James mantenha minha voz no filme dele também como um dos caras que se encontram no começo. Também fiz as pulgas e as mitocôndrias mas acho que essas não vão ficar.

Esses dois filmes tem muitas coisas nojentas rolando no Foley. Muito macarrão e gel de cabelo foram usados para atingir o nível certo de nojeira.

Nos filmes do Jonas e do James eu pedi para ficar dentro do estúdio como assistente da Karla (a artista de Foley). Não pude ajudar muito mas deu pra ver de perto como ela faz as coisas. É impressionante como ela é profissional. Antes de vir para o estúdio ela recebe os vídeos e estuda cada um. Faz uma lista de Foley do tipo:

-Whossh dos cometas
-Bumpt dos balões
-Smugh da baba
-Spluft das mitocôndrias

Uma lista bem completa para cada filme.

Depois ela faz uma pesquisa em casa e vai recolhendo o material que ela vai precisar no estúdio. Muitas vezes o som vem de algo parecido com o que vemos na tela: Como os utensílios nos balões do filme do Jonas (feitos com utensílios de cozinha dentro de um saco de lixo inflado). Outras não dá pra ter a menor idéia de como ela chegou na conclusão do que usar para produzir determinado som: Como para as pulgas do James que apertam a mão uma da outra (feitas com cascas de ovos).

Na hora de gravar ela e o técnico de som tem diversos códigos e nomenclaturas. Quando ele pede para que ela grave um "wild" por exemplo quer dizer que eles vão gravar fora de sync, várias versões do mesmo som (para ter uma pequena biblioteca de sons originais).

A Karla trabalha com Foley desde 1992. Ela começou como mímica e com isso desenvolveu um bom senso de timing para sincronizar o som com a imagem. Também acho que esse background meio circense ajuda bastante na variedade de coisas que ela pode produzir. No último Hot House por exemplo ela até cuspiu fogo.

A minha sessão de Foley foi bem rápida porque já estávamos meio sem tempo. Não sei nem o que vou manter de Foley e SE vou manter algum som fora o da música. Tudo depende de como correr a gravação com o Violoncelo amanhã. Depois de amanhã começamos a mixagem que é quando tomamos todas as decisões do que vai entrar ou não.

Segue abaixo um pedaço da sessão de Foley para o meu filme:



Saimos da NFB logo após a gravação do Foley do filme do Dale que foram apenas algumas riscadas com lápis no papel e tivemos que pegar um taxi para casa pois o ônibus e o metro já haviam parado.

2 comentários:

Guilherme disse...

Que foda tah ficando o filme ein ?

Parabéns!

Abs,
Guilherme

Diego Stoliar disse...

Valew!