segunda-feira, 26 de março de 2007

Na bilbioteca da NFB - Parte 01

Quem de alguma forma possui um vínculo com a NFB tem acesso à biblioteca e videoteca da instituição. É possível emprestar quantos livros você quiser por duas semanas, e quantos filmes você quiser, por uma semana, tudo gratuitamente. Geralmente, os filmes estão em VHS, mas é possível encontrar uma coisa ou outra em DVD. Vale lembrar que os filmes são todos produções da NFB, então se você quiser assistir a um filme do Bruce Willis, procure em outro lugar!

A biblioteca é um lugar pequeno, mas muito generoso. Como é muito difícil encontrar livros de animação em qualquer lugar do mundo, a pequena estante do gênero pode parecer encantadora. Há muitos títulos em francês interessantíssimos. Livros de teoria, dissertações de mestrado. Pena que eu não consigo entender muito da lingua ainda. Mas muitos dos títulos disponíveis estão em inglês, e tem muita coisa bacana.

Um dos livros que eu peguei, e que eu acho muito legal, é o "Unsung Heroes of Animation", de Chris Robinson. O livro é uma coletânea de textos sobre 25 animadores independentes, como Ryan Larkin, Igor Kovalyov e Koji Yamamura. Cada capítulo aborda um diretor específico, e em poucas páginas são traçadas suas biografias, retrospectiva de suas carreiras, e comentários acerca de alguns filmes específicos, ilustrado com still dos filmes e às vezes fotos dos diretores. É um dos poucos livros de animação que fogem do perfil técnico e da Bouncing Ball, e é bem legal pra quem quer começar a conhecer esses senhores gentis da animação.

O mais legal da biblioteca é que vira e mexe você retira um livro e vê na fichinha de locação dos livros vários nomes conhecidos. Esse livro, por exemplo, tinha sido pego pela Wendy Tilby. Um outro livro, pelo Paul Driessen. Isso é muito bacana. É muito legal imaginar que todas as pessoas que acabaram me transformando e me incentivando, indiretamente, a fazer animação, passaram por aqui, e tiveram acesso a tudo que eu estou tendo.

8 comentários:

viquetor disse...

e a xerox de livro aí no cana-dá?
;)

ai ai, eu sou muito malandro.

Webmaster disse...

O cara começa!
Té chora véi...

RR Animation Films disse...

Té chora...

Aqui na NFB tem uma máquina de xerox a vontade pra moçada. Só acho foda passar na alfândega com um livro pirata. Hehe.

viquetor disse...

que gran carajón!

Anônimo disse...

PUXA VIDA.. ACESSO A FILMES E LIVROS DA NFB.. E EU AQUI QUERENDO OS FILMES BRASUKAS DO MARCOS MAGALHAES, CESAR COELHO...
QUE PENA QUE A GENTE NÃO ACHE ESSAS PRECIOSIDADES NO EMULE..
AI AI... (ESSA INDIRETA FOI TERRÍVEL, EU SEI)

RR Animation Films disse...

Hehehehe.
Olha só, meu caro anônimo, você não sabe da maior. A NFB tem um acervo bem grande de filmes da instituição pra vender, em DVD e VHS. Quem está aqui dentro paga bem mais barato. Por exemplo, a coleção de todos os filmes do titio Mclaren em 7 DVDs custa 90 dólares, na íntegra. Nós pagamos 29 aqui. :)
Mas a saída é procurar no e-mule. Eu tenho muuuuitos curtas, que eu só poderia ter achado no e-mule.

Anônimo disse...

EU TAMBÉM TENHO MUITAS ANIMAÇÕES .. MUITAS ATÉ COMPRADAS..
O ESTRANHO É EU TER MAIS ACESSO A FILMES FEITOS NO EXTERIOR DO QUE OS FEITOS AQUI MESMO, NO RIO DE JANEIRO! EU MESMO QUERENDO COMPRAR NÃO PODERIA FAZÊ-LO...
QUANTO AO QUE VOCÊ DISSE A RESPEITO DO PREÇO QUE VOCÊS PAGAM AÍ...
QUE INVEJA!!!!!!!!!!
ABRAÇO

Anônimo disse...

saudades do Paul Torrent...