sexta-feira, 27 de abril de 2007

Workshop de Som

Luigi nos levou até o estúdio de som número 2 aonde vamos fazer todos os sons para nossos filmes.

A primeira sala que visitamos é a principal, onde são gravados a maioria dos passos e coisas que são mais genéricas ou que precisam de espaço para performance.

Essa sala principal tem uma divisão que cria uma pequena sala ao lado onde são feitos os sons mais específicos. Coisas que precisam de mais detalhes e textura. Eles colocaram peças no teto para reduzir o eco e o som do ambiente, então a sala anexa tem um som completamente diferente da sala principal, ouvimos um som bem mais fechado, seco e limpo.

A outra sala (que é mais como um armário grande) tem um monte de tranqueiras sonoras. De porta de carros a corrente de navio.

Atrás do vidro na sala principal temos o estúdio de som onde fica a mesa etc. Nenhum som vaza dessa sala para o estúdio, então falamos o tempo todo através de microfones com quem está dentro gravando.

Logo que chegamos tivemos uma boa introdução sobre Foley para animação e sobre as diferenças entre animação, documentário e ficção para os artistas de som.

Em documentário o som é gravado na hora, então basicamente eles só corrigem algumas coisas que estejam lá e que não tenham sido capturadas. Na ficção eles quase que refazem todo o som e com os sons limpos e separados o diretor pode controlar em que caixa cada som vai (para sistemas 5.1 de som etc).

Em animação funciona como ficção, só que ao invés do som precisar ser realista ele na verdade precisa se encaixar com a imagem, mesmo que não venha de uma fonte real.

Eles nos aconselharam sobre como o filme de animação se torna algo palpável logo que aplicamos o som. Como o Foley perfeito é aquele que você não percebe no filme. E como fazer sons mais complexos se configuram em um tipo de macete para tornar a coisa toda mais interessante para o público ao invés de só usarmos a "andando_de_sapato_364.wav" da biblioteca de som.

Também nos deram algumas dicas sobre como dirigir os artistas/técnicos de som. De como não vale a pena ficarmos aprendendo os termos técnicos como: "Me dê mais 3 decibéis!" etc. Que é muito melhor falarmos o que queremos em termos de história e emoção. Que devemos ficar atentos sobre como contar a história através do som. Assim podemos pedir que uma caminhada fique mais triste, mais arrastada etc.

Outra dica de direção é que existem diretores que param a gravação a todo momento para dar dicas e mudar coisas e outros que deixam a sessão acabar e fazem uma lista de modificações para próxima sessão. É importante manter em mente o tempo que você tem para usar o estúdio porque de outra forma você não vai conseguir gravar tudo que você precisa e vai acabar usando um monte de sons de bibliotecas (o que não é necessariamente ruim mas nem sempre é o ideal).

Sobre os sons de biblioteca: Muitos sons não são gravados mais hoje em dia porque já existem milhões de sons daquele tipo nas bibliotecas, como portas abrindo por exemplo.

Depois passamos para a parte divertida, fizemos sons para os filmes da Jody, James e Jonas (os trio JJJ). Luigi, James e eu fomos os preferidos da galera, dei vários arrotos para o filme da Jody mas o James conseguiu umas notas bem mais extensas do Juri na mesa de som. No fim ele foi contratado como porco oficial no meu lugar.

Fizemos também uma sessão coletiva onde todos conversavam randomicamente para o filme do James que tem uma festa no final. Fizemos em 3 níveis (conversando baixo, médio e gritando) e 2 vezes para cada nível.

Também fiz algumas vozes em português para as conversações no filme do james. Eles acham que tudo que agente fala em português é legal...Provavelmente porque eles não entendem. Sei bem o que é isso, quando a Maya fala em Turco também acho muito legal.

No fim bati mais um papo com Luigi sobre minha música, basicamente pedindo para ele ir mais longe com o experimental, pirar o cabeção mesmo.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Nome do filme e conceito musical

Bom, foi consenso geral aqui que o nome ONE se encaixa perfeitamente com o filme. Cria um link com os números e com a primeira forma de vida. Junta o fim com o começo etc. Também acho legal porque dá menos pistas sobre o significado da coisa toda aumentando novamente o conceito de ambigüidade que estou tentando trabalhar. (Além de ser meu primeiro filme sozinho).

Ao mesmo tempo esse nome torna o aspecto minimalista algo de primeira importância (nada é mais minimalista do que 1 !?) e acaba resolvendo uma preocupação gigantesca que eu tinha quanto a música.

Antes, com o nome BASIC LOVE a música teria que ser vocal, com homens e mulheres fazendo um coral etc. Mas existem vários problemas quanto ao uso de cantores. Eles são caros e precisam ser de uma união daqui, tem os direitos diferentes etc. Ou melhor, não haveriam cantores, todo o coro teria que ser obtido com o uso de sample digital de som de uma biblioteca de sons da NFB. Tudo seria digitalmente distorcido e acho que para voz isso ia ficar mesmo bem ruim, por mais que o Luigi seja bom nesse assunto.

Com a mudança do nome cai toda essa história de voz e agora vamos ter só um instrumento em toda a peça. Até mesmo o rítimo (batidas nas cordas) e os sons de foley (efeitos de movimentos dos cometas etc) vão ser gravados com esse único instrumento. No começo pensei em usar um violino mas o Luigi sugeriu o Violoncello que tem uma possibilidade maior de notas e sons, além de ser mais grandioso por ter um som mais grave e imponente. Achei perfeito. Ele ainda disse que vai arranjar uma amiga que é virtuosa no instrumento.



Ah, sim! Uma coisa que colocamos como regra foi o de manter a coisa toda entre esses quatro adjetivos:(não necessariamente nessa ordem)

.Universal: Sem pertencer a um estilo específico. Muitas vezes para ficar universal usa-se musica clássica ou eletrônica mas eu queria que fôssemos além disso mas sem se voltar para algo mais definido como música africana ou brasileira.

.Grandioso: Estamos falando sobre o universo infinito e o nascimento da vida, então a música deve puxar o filme nesse sentido. As principais referências na minha cabeça seriam koyaanisqatsi, Akira ou algo mais para Carmina Burana. Mas não acho que Luigi vai levar a coisa tão longe.

.Experimental: Definitivamente diferente. Falamos de algumas referências como Kid Koala, Lori Freedman e Steve Reich. Luigi trabalhou com Kid Koala e conhece bem seu trabalho, por isso achei uma boa idéia usar isso como referência. Parece que ele gostou da idéia.

.Emocional: Além de tudo isso ele deve ser emocional e não apenas algo experimental e sem propósito. Deve levar o filme para algo maior do que ele é apenas como imagem.

Agora estou bem mais tranqüilo quanto a música e posso continuar me preocupando com a animação. Assim que possível vou postar aqui o exemplo que ele me mandou.

Tv cultura, Workshop de Som e Pique Bandeira.

Hoje temos permissão de chegar um pouco mais tarde na NFB porque teremos um dia bem cheio.

As 13:00 a TV Cultura vai aparecer para fazer uma entrevista comigo e com o Jonas, fiquem ligados que breve deve estar pintando na programação deles.

Depois, as 18:00 temos Workshop de som: Sonoplastia, música etc. Que vai se estender até as 21:00. O que não é normal já que o expediente aqui termina as 17:00.

Eu estou bem empolgado com esse Workshop, vai ser bem instrutivo e divertido. Pelo que entendi eles vão nos ensinar a fazer, não é só teoria.

A noite vai rolar um pique bandeira no parque perto da nossa casa. Não sei se vai dar tempo de comparecermos mas vamos tentar. Temos que ir de roupa escura e que possa sujar :)

sábado, 21 de abril de 2007

Wiiiiiiiiiiiiiiiiii

Agora que já passamos bem do picture lock podemos voltar a postar normalmente novamente.

Finalmente compramos o Wii. Os dois conseguiram comprar, o que é um milagre! Aqui em Montreal deve ser o lugar no mundo onde o Wii é mais barato: c$280,00. O que deve dar uns R$550,00 sem contar com as taxas (não sei se já mencionamos isso mas aqui se paga uns 15% taxa para tudo e normalmente essa taxa não está inclusa no preço que você vê na loja).

Apesar do preço camarada e da alta procura pelo console a Nintendo está tendo vários problemas para manufaturar e entregar nas lojas. É praticamente impossível encontrar. As entregas são feitas de forma randomica, qualquer dia útil da semana e a qualquer hora. Normalmente no horário comercial, só pra dificultar um pouco mais.

A nossa sorte foi resolver passar na future shop as 20:00 de uma terça-feira. Pra nossa surpresa lá estavam os 2 últimos Wiis dos 50 que haviam 1 hora antes.

O video game é mesmo algo especial. Ainda não temos jogos muito bons. Comprei o Wario ware e tô achando meio infantil demais. Os jogos que vem com o console até agora são os mais legais. To de olho no Zelda e no Prince of Persia mas ainda não sei se vou levar mais algum daqui porque a grana tá curta.

O mais legal até agora é poder acessar a internet pelo Wii. É como se a sua TV virasse mesmo digital. O you tube funciona perfeitamente no navegador do Wii. E ainda tem jogos online feitos especialmente para o danado. Muito legal.

Agora mesmo estamos vendo um episódio dos Simpsons aqui :)

Vou ver se levo o meu Wii para a NFB segunda, para jogarmos um pouco na hora do almoço.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

O dia P de Picture Lock

Hoje finalmente chegamos ao Picture Lock. O tão esperado momento onde fechamos o timing de todos os filmes. Alguns Hot Housers estão mais tranqüilos do que outros, tem gente arrancando os cabelos e tem gente dormindo :)

O meu já está bem fechado e não tive nenhum problema. Até sai mais cedo alguns dias. Deu tempo inclusive para fazer a versão final no After Effects, colocando efeitos etc. Ainda falta bastante coisa mas são basicamente detalhes como efeitos de luz, texturas, animações de fundo, correções etc.

Venho tentando jogar do lado seguro, não estou arriscando muito. Depois do Picture Lock vou tentar umas coisinhas mais arriscadas como: refazer algumas animações que possam estar meio estranhas, ir mais fundo nos detalhes etc.

Jonas está tendo alguns problemas nesse exato momento porque o ToonBoom está travando em alguns frames na hora de renderizar a versão final para o Picture Lock. Ontem ele chegou no apartamento bem tarde por causa disso e hoje ele está com um cara do suporte aqui tentando resolver o problema.

Não sei se vamos poder colocar vídeos do filme nesse ponto porque agora eles já estão bem completos e podemos ter problemas com direitos. Mas não se preocupem porque certamente logo eles estarão no site da NFB.

Um problema que estou tendo agora é sobre o nome do filme. Basic Love....hummm... Muitos não gostaram desse nome. Na verdade eu também não. Segue ai meu BRAINSTORM para o nome final:

Minimo
Inside
Inverse
Wonder
Papillion
Genesis in a Flash (hauhauhauau)
Birth
Ur-Life
Ur-Love
Atomic Numbers
Atomic Counter
Quimica Perfeita
Chemestry
Quimica
Chemistry
hypothesis
Butterfly Hipothesis
autopoiesis
One

Por enquanto são só palavras soltas, ainda não sei se alguma delas vai entrar. Se alguém tiver alguma idéia nova ou alguma idéia de como combinar essas palavras me diga! Estou aberto a idéias :)

Mais sobre o Picture Lock depois.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Picture lock! Picture lock!

Amanhã é o Picture Lock (Ihh, fu...).
Tá todo mundo ficando insano... os computadores começam a travar, o trabalho começa dar tudo errado, o almoço começa a se revirar no estômago, na mesma frequência com que o relógio da parede que todo mundo fica olhando gira. Ontem era meia noite e quase todo mundo estava aqui, trabalhando.
Eu acabei mudando algumas coisas da história do meu filme, e passei um tempo trabalhando na idéia, então dei uma atrasada na minha previsão de acabar o rascunho. Mas acabo hoje, felizmente... Amanhã é dia de cervejada, pra todo mundo.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Entrevista com a gente. :D


Semana passada, na sexta feira dia 13/04, foi ao ar uma entrevista com a gente, no programa Canadá Direto da Rádio RCI de Montreal, apresentado pelo Jornalista Hector Vilar. Ficou bem legal, vale a pena conferir! Dá pra ouvir pelo site. É só clicar no link abaixo e ir em ouvir.

http://www.rcinet.ca/rci/po/emissions/archives/archivesDetails_1427_13042007.shtml


A moça da foto aí em cima é a Torill Kove, nossa chefinha, a moça do Oscar!
Foi tirada pelo Hector Vilar e está lá no site da rádio.

Tom Jobim em Montreal

Mais uma vez procurando coisas interessantes no Youtube, achei um show inteiro do Tom Jobim em Montreal, com direito até a versão em inglês de Águas de Março:


Águas de Março:





Chega de Saudade:





Água de Beber:




Samba de uma nota só:




Felicidade:


E por aí vai. :) A música brasileira é muito famosa aqui. Várias vezes a gente ouviu João Gilberto, Jorge Benjor, Tom Jobim tocando em uma livraria ou outra, loja de discos. Teve até uma vez que tocou num supermercado. Quando você vai numa loja de discos, a música brasileira é um gênero separado. Muito bom mesmo!

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Persepolis - o Filme

A quadrinhista Iraniana radicada na França, Marjane Satrapi, está trabalhando num longa metragem em animação baseado na sua obra Persepolis. Persepolis é uma autobiografia, em que narra a sua infãncia no Iran, a entrada do regime xiita no governo e a sua fuga do país, sua adolescência complicada e difícil longe dos país, na europa, o choque de culturas, sua volta ao Iran... Apesar do tema ser bem chocante e triste, Marjane Satrapi tem um estilo narrativo bastante divertido e criativo.

O longa metragem, segundo a própria Marjane, deve ficar pronto no final de maio, data em que estaremos voltando para o Brasil. Ela criou um blog para ir divulgando o longa, e colocando novidades. É bem legal! O único porém em francês. Mas dá pra assistir aos vídeos, que mostram o processo de construção do filme, e alguns trechinhos. É praticamente uma aula de animação!






http://www.myspace.com/persepolislefilm


Ela também tem um blog menos imagético, em inglês:

http://www.marjane-satrapi.com/


Persepolis está sendo publicado no Brasil pela Companhia das Letras, em quatro volumes. O quarto volume deve sair no Brasil em breve. Vale muito a pena comprar, é um trabalho muito bacana.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Balloon - Decisões

Semana passada eu me decidi a respeito do conteúdo dos balões. A princípio, eu tinha pensado em utilizar colagens. Porém, estava incerto a respeito do visual que isso teria e de como as colagens iriam se comportar, então eu testei, pra ver. Eu gosto do resultado final, e tenho o apoio da Maral, Torill e Luigi. Acho que fica com uma cara interessante, diferente.

Como uma outra opção, havia imaginado utilizar algumas texturas, feitas com tinta. Seria como se fossem umas linhas vibrantes, que iriam ficar zig zag, e outras formas, dando uma aparência de textura, de TV fora de estação, etc e tal. Algo mais abstrato. Mas era uma opção que eu gostava menos.

Acabei fechando nas colagens mesmo!

Aí vai um videozinho da cara da coisa, mais ou menos. Pra todo mundo que estava reclamando que eu não estava colocando vídeo do que eu estou fazendo. Hehe!




Agora estou trabalhando no final do vídeo, que é algo que todos querem saber como eu vou resolver. Vamos ver. :)