terça-feira, 17 de abril de 2007

Entrevista com a gente. :D


Semana passada, na sexta feira dia 13/04, foi ao ar uma entrevista com a gente, no programa Canadá Direto da Rádio RCI de Montreal, apresentado pelo Jornalista Hector Vilar. Ficou bem legal, vale a pena conferir! Dá pra ouvir pelo site. É só clicar no link abaixo e ir em ouvir.

http://www.rcinet.ca/rci/po/emissions/archives/archivesDetails_1427_13042007.shtml


A moça da foto aí em cima é a Torill Kove, nossa chefinha, a moça do Oscar!
Foi tirada pelo Hector Vilar e está lá no site da rádio.

Tom Jobim em Montreal

Mais uma vez procurando coisas interessantes no Youtube, achei um show inteiro do Tom Jobim em Montreal, com direito até a versão em inglês de Águas de Março:


Águas de Março:





Chega de Saudade:





Água de Beber:




Samba de uma nota só:




Felicidade:


E por aí vai. :) A música brasileira é muito famosa aqui. Várias vezes a gente ouviu João Gilberto, Jorge Benjor, Tom Jobim tocando em uma livraria ou outra, loja de discos. Teve até uma vez que tocou num supermercado. Quando você vai numa loja de discos, a música brasileira é um gênero separado. Muito bom mesmo!

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Persepolis - o Filme

A quadrinhista Iraniana radicada na França, Marjane Satrapi, está trabalhando num longa metragem em animação baseado na sua obra Persepolis. Persepolis é uma autobiografia, em que narra a sua infãncia no Iran, a entrada do regime xiita no governo e a sua fuga do país, sua adolescência complicada e difícil longe dos país, na europa, o choque de culturas, sua volta ao Iran... Apesar do tema ser bem chocante e triste, Marjane Satrapi tem um estilo narrativo bastante divertido e criativo.

O longa metragem, segundo a própria Marjane, deve ficar pronto no final de maio, data em que estaremos voltando para o Brasil. Ela criou um blog para ir divulgando o longa, e colocando novidades. É bem legal! O único porém em francês. Mas dá pra assistir aos vídeos, que mostram o processo de construção do filme, e alguns trechinhos. É praticamente uma aula de animação!






http://www.myspace.com/persepolislefilm


Ela também tem um blog menos imagético, em inglês:

http://www.marjane-satrapi.com/


Persepolis está sendo publicado no Brasil pela Companhia das Letras, em quatro volumes. O quarto volume deve sair no Brasil em breve. Vale muito a pena comprar, é um trabalho muito bacana.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Balloon - Decisões

Semana passada eu me decidi a respeito do conteúdo dos balões. A princípio, eu tinha pensado em utilizar colagens. Porém, estava incerto a respeito do visual que isso teria e de como as colagens iriam se comportar, então eu testei, pra ver. Eu gosto do resultado final, e tenho o apoio da Maral, Torill e Luigi. Acho que fica com uma cara interessante, diferente.

Como uma outra opção, havia imaginado utilizar algumas texturas, feitas com tinta. Seria como se fossem umas linhas vibrantes, que iriam ficar zig zag, e outras formas, dando uma aparência de textura, de TV fora de estação, etc e tal. Algo mais abstrato. Mas era uma opção que eu gostava menos.

Acabei fechando nas colagens mesmo!

Aí vai um videozinho da cara da coisa, mais ou menos. Pra todo mundo que estava reclamando que eu não estava colocando vídeo do que eu estou fazendo. Hehe!




Agora estou trabalhando no final do vídeo, que é algo que todos querem saber como eu vou resolver. Vamos ver. :)

sábado, 7 de abril de 2007

Picture Lock está chegando...

Semana que vem, na terça, tem outro Progress Review. É o último Progress Review antes do Picture Lock, que deve acontecer no dia 20.

O Progress Review é uma reunião com os produtores (Maral Mohammadian, Michael Fukushima e David Verrall), a mentora (Torill Kove) e o especialista em efeitos visuais (Randall Finnerty), em que eles avaliam o andamento do teu projeto e te questionam para uma série de coisas que até então estão mal explicadas ou desenvolvidas.

O Picture Lock é uma reunião demonstrativa, ou apenas uma data (ainda não sabemos) do teu filme, quando todo o planejamento da sua animação está finalmente fechado. Ou seja, após essa data, o tempo das ações e do teu filme, principalmente, não será modificado, e é preciso deixar claro quais elementos visuais irão aparecer (Vai ter pássaros no céu? Vai ter carros passando atrás da tua ação?), em quais momentos e qual a duração desses elementos visuais. Após o Picture Lock, você não pode mudar nada significativo, principalmente em relação ao tempo.

A tua animação não precisa estar pronta para o Picture Lock. Mas você precisa ter um animatic bem desenvolvido, com todos os pingos nos i`s, porque esse vídeo que você exibe vai pra equipe de som, que no nosso caso é o Luigi Allemano, para que o trabalho de sonorização e composição da trilha comece. O editor de som vai trabalhando em cima do seu vídeo rascunhoso, ao passo que você continua animando e afinando o teu vídeo. É aí que tudo do teu vídeo tem que estar definido, o que é uma grande responsabilidade. Está todo mundo meio tenso aqui...



No meu caso, eu estou preparando uma versão do vídeo mais grosseira, mas animada, para apresentar no picture lock. Como todos, quero deixar a minha animação o mais completa possível para essa fase. O que eu estou fazendo está bem bruto, bem animação de recortes. Vai ficar faltando um monte de coisas, que eu vou me preocupar depois, como por exemplo animar os objetos que vão dentro dos balões de fala, melhor as expressões, adicionar mais coisas às animações. Uma vez com o filme animado grosseiramente, é só eu ir afinando e trocando alguns desenhos. Acho que dá pra eu acabar a animação propriamente dita um mês antes do prazo, o que é muito bom! :D

Este é o meu objetivo agora. E quero ver se consigo fazer isso até terça, pra mostrar no Progress Review. Não falta muito...

Cotton Eye John Weldon

Enquanto eu não passo os vídeos que fiz na festa para web vocês podem curtir uma versão de Cotton Eye Joe no you tube, dá pra sentir bem o clima da festa que bombou de Blue Grass e Folk music. Muitos banjos, bandolins e violinos completaram as duas rodas de cantoria dentro da casa.

Ficou muito lotada de animadores. Conheci a Janet Pearlman (Bully Dance), o próprio John Weldon que tem vários filmes bons de animação (provavelmente veremos na próxima semana) e um dos professores do workshop da NFB de 1986. Jonas conheceu o cara que fez a música para o Father and Daughter... muito legal.

Comi demais! e tivemos que voltar de taxi porque o metro já havia fechado. Parece que aqui a festa é como os 'pagode com churrasco' no Brasil, mas com menos pessoas rebolando.

Qualquer semelhança entre a musica folk e a quadrilha nordestina não é mera conhecidência. Existe toda aquela história do Forró ter vindo do "For All" por influência dos norte americanos etc.

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Festa no John Weldon

Amanhã a noite, a partir das 4 da tarde, começa a grande festa anual do John Weldon. John Weldon é um animador das antigas aqui da NFB. Ganhou um oscar de melhor curta de animação pelo seu filme Special Delivery, em 1978.

Segundo todos dizem por aqui, a festa anual do John Weldon é o maior evento da animação no Canadá. Churrasquinho e cervejinha, com todos os animadores do Canadá, e de outros lugares do mundo. Rumores dizem até que Michel Ocelot estará lá. :)

Ou seja, pra quebrar essa neve que está caindo, cerveja gelada, linguiça na brasa, animadores bêbados, coisa e tal.

Semana que vem, na terça, tem outro Progress Review. É o último Progress Review antes do Picture Lock, que deve acontecer no dia 20.

O Progress Review é uma reunião com os produtores (Maral Mohammadian, Michael Fukushima e David Verrall), a mentora (Torill Kove) e o especialista em efeitos visuais (Randall Finnerty), em que eles avaliam o andamento do teu projeto e te questionam para uma série de coisas que até então estão mal explicadas ou desenvolvidas.

O Picture Lock é uma reunião demonstrativa, ou apenas uma data (ainda não sabemos) do teu filme, quando todo o planejamento da sua animação está finalmente fechado. Ou seja, após essa data, o tempo das ações e do teu filme, principalmente, não será modificado, e é preciso deixar claro quais elementos visuais irão aparecer (Vai ter pássaros no céu? Vai ter carros passando atrás da tua ação?), em quais momentos e qual a duração desses elementos visuais. Após o Picture Lock, você não pode mudar nada significativo, principalmente em relação ao tempo.

A tua animação não precisa estar pronta para o Picture Lock. Mas você precisa ter um animatic bem desenvolvido, com todos os pingos nos i`s, porque esse vídeo que você exibe vai pra equipe de som, que no nosso caso é o Luigi Allemano, para que o trabalho de sonorização e composição da trilha comece. O editor de som vai trabalhando em cima do seu vídeo rascunhoso, ao passo que você continua animando e afinando o teu vídeo.

No meu caso, eu estou preparando uma animação mais grosseira, mas animada, para apresentar no picture lock. Como todos, quero deixar a minha animação o mais completa possível para essa fase. O que eu estou fazendo está bem bruto. Vai ficar faltando um monte de coisas, que eu vou me preocupar depois, como por exemplo animar os objetos que vão dentro dos balões de fala, melhor as expressões, adicionar mais coisas às animações. Mas quero ter todo o filme animado, ainda que dessa maneira mais grosseira, para o picture lock. E quero ver se consigo fazer isso até terça, pra mostrar no Progress Review. Não falta muito...

Animações que você tem que ver!

Inaugurando a sessão "Animações que você tem que ver!"!
Começando pelos clássicos. Desenhos da UPA.

A UPA (United Production of America) surgiu em meados da década de 50, a partir da união de alguns artistas que romperam com a Disney, depois da greve de 41 no estúdio. Suas produções inauguraram o início da animação moderna nos EUA, quebrando com a busca pelo realismo de Disney, utilizando um estilo de arte mais estilizado, inspirados por alguns ilustradores da época, quebrando perspectiva, abusando do uso de cores chapadas, e as vezes texturas, brincando com as formas gráficas, simplificando o estilo de animação e reaproveitando desenhos. Eu gosto muito das animações dessa fase, são muito bonitas e criativas. A UPA influenciou Hanna-Barbera e todas as gerações de animadores que vieram depois. A influência é visível até hoje, nos desenhos do Cartoon Network e cia.

É da UPA os saudosos Mr. Magoo e Gerald McBoing Boing. E é com ele que eu começo a minha seleção. Seguem aí três filmes que eu gosto muito, e que representam bem o período e o que foi a empresa.

Gerald McBoing-Boing



Unicorn in the Garden



Christopher Crumpet



A UPA acabou terminando porque, como tudo nos Estados Unidos é realmente "democrático", a empresa foi tachada de organização comunista, por conta da suspeita sobre muitos artistas. Pouco a pouco a coisa foi ficando insustentável, e a Columbia Pictures, que havia injetado muitos recursos na empresa, foi retirando seus investimentos e logo as pessoas foram abandonando a companhia... E aí foi o que ninguém gostaria que tivesse sido.

Conhecemos a Sandee

Sandee: Stereo Animation Drawing Device.

É uma forma de desenhar e mostrar animações em 3 dimensões. Eles usam dois projetores, cada um com um filtro stereoscópico na frente da lente. O filtro stereoscópico funciona permitindo que a onda de luz só passe em uma direção, bloqueando todas as outras direções de ondas que saem das lentes dos projetores. Cada projetor então passa a mostrar apenas uma direção de onda. Um projetor mostra a imagem que deve ser vista pelo olho esquerdo e a outra mostra a que deve ser vista pelo olho direito, cada uma com uma direção de onda de luz específica.

Dai nós usamos óculos stereoscópicos que também bloqueiam a passagem das ondas. Assim o olho direto só vê a onda que o projetor 'direito' está mostrando e o mesmo acontece para o esquerdo.

Não é tão fácil montar uma sala de projeção (para pessoas normais). É necessário uma tela de prata, projetores de alta qualidade e o software que toca os dois vídeos ao mesmo tempo (além das películas stereoscópicas e dos óculos), mas também não é tão caro assim (para empresas é uma pechincha). É mais barato que alguns sistemas de home teather aqui do Canadá. E cada óculos custa apenas 1 dollar canadense. Bem mais baratos do que a outra tecnologia usada para imagens 3d que tem óculos eletrônicos.

É possível preparar animações feitas em qualquer software 3D para a Sandee (renderizando tudo com duas câmeras). Assim como também é possível gravar vídeos live action ou stopmotion com duas câmeras. Os únicos que ficam de fora são os animadores 2D, esses tem mesmo que desenhar no equipamento da Sandee.

O software no qual se desenha o 2D no espaço renderiza a animação tridimensionalmente em tempo real. Ele também tem interpolação automática e captura de movimentos. Desenhamos com pistolas virtuais, que parecem aqueles controles comuns de autorama. Cada pistola tem um reconhecimento espacial (como um controle de Wii) e um gatilho para gravar a pressão do traço.

Eu dei várias espiadas com e sem os óculos 3D para tentar compreender como o efeito funciona na prática e o que me pareceu é que, quanto mais próximas as imagens dos projetores aparecerem na tela, mais nítida a imagem 3D fica para nós e assim eles representam o que está em primeiro plano ou no foco da visão. Uma animação que tenha que estar distante então, acontecendo no último plano, além de aparecer menor na tela e por trás de tudo, vai também ter imagens mais separadas sendo mostradas pelos dois projetores. Ai é que está a dificuldade do efeito tridimensional e a impossibilidade de converter um filme originalmente feito em 2D para exibição stereoscópica.... Muito técnico né!? Mas não é tão difícil de entender com imagens.

Abaixo você pode ver alguns links para filmes feitos no sistema da Sandee ou transcritos para o sistema:
Falling in love
Moon Man
June