terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Brazil-Canadá Guide

Esses dias a minha namorada achou um site bem bacana na internet. É o Brazil-Canadá guide.
É um site que trás algumas informações básicas sobre o Brasil e sobre o Canadá, para quem quiser ir, ou vir para cá. Além de tudo, e o que eu achei muito legal, o site divulga alguns eventos culturais que acontecem em algumas cidades. Aqui está o calendário para Montreal nos próximos meses:

http://www.brazilcanada.com/port/calendario.html

A parte ruim é que não há links ou mais informações a respeito dos eventos. Mas já dá pra servir de base pra quando estivermos por lá.

CAM - Carte Autobus-Metro

É um cartão que você compra no início do mês e anda de metro e de ônibus com passe livre o mês inteiro. Pode fazer quantas viagens quiser.Custa apenas C$65,00 :)
mais info sobre o sistema de transporte público do Canadá em http://www.stm.info/English/a-somm.htm

Conta e Cartão do Banco do Brasil

Até agora me parece a melhor opção para viajar. Seguem as vantagens e desvantagens levando em consideração que eu nunca tive conta nesse banco, quer dizer, minha conta é nova e não tenho histórico para ter crédito.

Vantagens:
-No primeiro cartão (visa) só será cobrada a anuidade a partir de 6 meses após a ativação do crédito.
-O segundo cartão (mater) é isento de anuidade.
-Os dois cartões servem como débito em conta e crédito no mundo todo. (Visa Plus e Circus respectivamente).
-Tem débito em conta direto para a fatura do crédito (Ou melhor, ela é paga automaticamente todo mês).

Desvantagens:
-O limite de crédito não é liberado para quem nunca teve conta corrente no banco. É preciso assinar um Ourocap para se ter um primeiro relacionamento seguro com o banco. O Ourocap custa 50 reais por mês e pode ser resgatado depois de um ano. Ele serve como uma poupança e te permite participar de sorteios e tal.
-Mesmo com o Ourocap o limite inicial é baixo e é o mesmo para as duas bandeiras (tipo, os dois cartões usam o mesmo limite único).
-O limite pode ser aumentado se o cliente aplicar um dinheiro num fundo de resgate rápido, o valor que você aplicar vai ser seu limite extra mensal.

Mais detalhes sobre conta e cartões depois....

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

SkypeIn

Já escolhi minha forma principal de comunicação do Canadá. O serviço SkypeIn é muito legal: Você compra uma linha na cidade de escolha, paga uns R$40,00 por 3 meses e a partir daí todos os seus amigos e familiares podem falar com você pagar só uma ligação local.
Exemplo: Eu moro no Rio. Compro uma linha do Rio. A Skype vai me prover um número de telefone 021. Daí eu fico lá no Canadá trabalhando com o Skype no ouvido. Quem quiser falar comigo só terá que ligar para linha do Rio e a ligação é redirecionada para o Canadá pela web, quer dizer, sem custo adicional... Com tarifa do Rio.
É ou não é legal? Bom, ainda vou tentar assinar o serviço, mas acho que não vão haver problemas.
Além disso é claro que todos que tiverem Skype podem falar pela web de graça também :)

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Encaminhando?

Eu pensei que talvez, antes de chegar em Montreal, eu já devesse ter algo mais ou menos encaminhado, como um roteiro mais estruturado e decupado, um storyboard, model sheets, etc. (O primeiro passo, e o único que eu acredito ser certo mesmo, foi registrar o roteiro, coisa que já fiz, ainda bem!)

Pensando assim, logo de cara, não tenho muito idéia de como decupar e solucionar algumas questões narrativas do vídeo. Mesmo sendo bem curto, há algumas coisas que eu ainda não sei como demonstrar, como a parte em que os homenzinhos se encontram e exigem um ao outro que dêem espaço para cada qual atravessar. Talvez eu devesse assistir à alguns curtas, buscar referências, beber da fonte da santa criatividade alheia. Referências são importantes, e ainda preciso elencar tudo isso melhor.

Por outro lado, talvez seja meio precipitado tentar encaminhar o projeto antes de tudo começar, porque eu posso chegar lá com uma concepção formada, e ficar com uma idéia-fixa. E tenho certeza que irão sugerir muitas coisas para nós lá.

Acho que isso tudo é ansiedade.

Balloon

Aí está o meu projeto, na íntegra

Balloon - By Jonas Brandão

The Idea - Little Man 1 is hanging from a balloon in an endless blue sky. Little Man 2 comes closer also tied to a balloon. Little Man 1 demands that Little Man 2 gets out of his way so that he can keep going. Little Man 2 reacts, denies the request, and demands that Little Man 1 clear the path so he can get through, creating a stalemate.

The dialogs are through small speech bubbles coming out of the characters, just as in comic books. The characters interact with these speech bubbles, sometimes the bubbles of one of them coming on top of the other's, or pushing against each other.

Both little men keep on fighting up until Bird 1 lands on Little Man 1's balloon. Little Man 2 laughs and gestures that the bird will burst his balloon and he will fall. Little Man 1 gets angry. Bird 2 comes closer and lands on Little Man 2's balloon. The birds start to sing, as if greeting each other. Little Man 1 laughs at Little Man 2. They start to argue again and attack each other with pointy speech bubbles, which keep growing according to the anger of each character. They grow until they fit together and get so big that they touch the balloons and burst them, scaring the birds and making them fly and the men fall. The movie ends with an empty blue sky and the credits are shown over this background.


Esthetics - Esthetically, the movie tries to play with shapes and symbols. There's an inclination to use pure geometric figures that contribute to the storytelling because the audience associates them to different concepts and sensations.

The little men, naked, are square, with sharp angles and flat in an aggressive and heavy way. To emphasize the lightness of the environment and contrast it with the men, all of the background, balloons and birds will be made of rounded and gracious shapes.

The speech bubbles also acquire different shapes that stress the speech tone of each character. Rounded shapes express serenity, wavy shapes express a slight lost of control and pointy shapes stand for yelling and anger. The bubbles' content will be a composite of various objects and pictures.

The colors of the movie will oscillate between blue and white. The sky is blue, all the contours are blue and the fillings are white. There's also the addition of blue shadows on the characters. The contour is made of fine and uneven lines, adding a vibrant/dynamic aspect to the animation.

As for the Sound, there's the intention of experimenting different sounds and foleys for the different voices, characters' movement, speech bubbles and the bird singing.


Story’s Intention - The story plays with some “rotten” human values: selfishness, rudeness, egocentrism, individualism and some others that no one would like to have. Starting from the “chance encounter” theme, there are two encounters: one completely unpleasant between the two men who fight for space even in that endless sky, and another totally natural and innocent, between the birds. Because of the men's greed, in the end, no one will enjoy that space.


Technical Notes - Hand drawing, with digital coloring and collage.


The Motivation - The idea came from my interaction with extremely impolite people. Besides that, there's also my impartiality to speech bubbles, which I believe to be really cool.



Resumé

Jonas de Faria Brandão
Birthdate: 13/06/1985
Cel: +55 (16) 8132-9664
jonas.brandao@gmail.com

1.Graduation

- Majored in ‘Movie Making’ at Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCar) - 2006.

2.Courses and workshops

- ‘Animating with Canada’ (‘Animando com o Canadá’) – Promoted by MinC, SENAC-SP and Canadian General Consulate (São Paulo – SP – 2006);
- ‘Co-producing with Canada’ (‘Co-produzindo com o Canadá’) – Promoted by ABPI, MinC and Canadian General Consulate (São Paulo – SP – 2006);
- Workshop with the Canadian animation producer Peter Moss in the ‘Curta Criança’ project’s second edition, promoted by MinC and TVE (Rio de Janeiro – RJ – 2005);
- Qualified by Toon Boom in the softwares Toon Boom Harmony and Toon Boom Solo (Rio de Janeiro - RJ 2006);
- Movie directing Workshop with Eliane Caffé promoted by SESC Araraquara (Arararaquara – SP – 2004);
- Independent production Workshop with Marcelo Masagão promoted by SESC Araraquara (Arararaquara – SP – 2004);
- Production workshop with Luiz Vilaça promoted by SESC Araraquara (Arararaquara – SP – 2004);
- Actors direction workshop with Sérgio Penna promoted by SESC São Carlos (São Carlos SP – 2003);
- Complete academic arts course by Bizarro Centro de Design (Sumaré - SP - 2002);
- Complete English course by Fisk Escola de Idiomas (Sumaré - SP - 2002);

3.Other qualifications

- ABCA’s active member (Brazilian Cinema of Animation Association);
- Working experience in the following softwares:
Animation: Adobe Flash, Toon Boom Solo and Stop Motion Pro.
Edition and post-production: Adobe Premiere and Adobe After Effects.
Image edition: Adobe Photoshop.
Art designing: Corel Draw.
Sound edition: Sony Vegas e Sony Sound Forge.

4.Audiovisual productions

.Short-features:

Directing:

.Um Lugar Comum (UFSCar – 2007 - 12’ – 2D animation – in post-production - DV)
.Traumatoscópio (UFSCar – 2007 – 1’ – 2D animation - in post-production - DV)
.É tarde pra café (UFSCar – 2005 – 3’ – Live Action - mini-DV)
.Humberto Barachinni (UFSCar – 2004 – 6’ – Live Action - mini-DV)
.Telmo, o Visionário (UFSCar – 2004 – 30” – 2D animation – mini-DV)
.Coadjuvantes (UFSCar – 2003 – 1’ – Live Action - mini-DV)

Screenplay:

.Um Lugar Comum (UFSCar – 2007 - 12’ – 2D animation – in post-production - DV)
.É tarde pra café (UFSCar – 2005 – 3’ – Live Action - mini-DV)

Executive producer:

.Feliz Aniversário Júlio (UFSCar – 2005 – 7’ – Live Action - DV)

Animation:

.Um Lugar Comum (UFSCar – 2007 - 12’ – 2D animation – in post-production - DV)
.Traumatoscópio (UFSCar – 2007 – 1’ – 2D animation - in post-production - DV)
.Acampamento 3R (Rocambole Productions – 2004 – 15’ – Live Action with 2D animation - mini-DV)

Character designer:

.Um Lugar Comum (UFSCar – 2007 - 12’ – 2D animation – in post-production - DV)
.Traumatoscópio (UFSCar – 2007 – 1’ – 2D animation - in post-production - DV)
.Três Marias (UFSCar – 2005 - 15’ – Documentary with 2D animations - DV)

Background designer:

.Um Lugar Comum (UFSCar – 2007 - 12’ – 2D animation – in post-production - DV)
.Para Chegar Até a Lua (UFSCar – 2005 – 8’ – 3D animation - 35mm)

Storyboard arstist:
.Um Lugar Comum (UFSCar – 2007 - 12’ – 2D animation – in post-production - DV)
.Traumatoscópio (UFSCar – 2007 – 1’ – 2D animation - in post-production - DV)
.Três Marias (UFSCar – 2005 - 15’ – Documentary with 2D animations - DV)
.Renda (UFSCar – 2004 – 9’ – Live Action – mini-DV)

.Long features:

Boom Operator

.Sábado a Noite (Rocambole Produções – Live Action - 2006 – in post-production)

. Publicity:

.I’ve worked as a 2D animator in several TV and internet advertisements produced by São Carlos’ and Campinas’ producers, working both with traditional techniques and digital cutout with Adobe Flash Adobe Flash. (2004 e 2005)

- I’ve worked in the ‘Music in the city’ program at Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), in which I was responsible for cultural promoting and producing, promoting music concerts at the university. (São Carlos – SP – 2005);

6. Teaching experience

- Workshop leader of ‘Animation History and Techniques’ promoted by SESC São Carlos (São Carlos – SP – 2006);
- Workshop leader of Toon Boom Solo for Movie Making’s students at Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCar) (São Carlos – SP – 2006);
- Workshop leader of Animation at the ‘USP Artistic and Cultural Movement’ – Macaco – Promoted by São Paulo University (USP) (São Carlos – SP – 2005);
- English teacher at Fisk English school (Sumaré – SP – 2002);

7. Other experiences

- ‘Traça Teca’ comic book illustrator (A traça Teça e as palavras perdidas) produced by Rocambole Productions (São Carlos – SP – 2006);
- Traineeship at Rocambole Productions, an audiovisual producer company specialized in animated films for children. Along my traineeship, I’ve had over 800 hours of experience in the following functions: 2D animator, illustrator, art director, storyboard artist, colorist, and graphic designer. (São Carlos – SP – 2004).

8. Portfolio

www.jonasanimation.cjb.net

Resultado Oficial - Release do Ctav

CTAv/SAV/MinC divulga Resultado da seleção para Estágio Animação Hot House, no Canadá. O National Film Board (NFB) enviou ao CTAv, na manhã de hoje, 8 de fevereiro, os nomes dos dois animadores brasileiros por eles selecionados para o Estágio Hot House, no Canadá. São eles: Diego Stoliar (RJ) e Jonas Brandão (SP).

O estágio terá duração de 12 semanas, com início previsto para o próximo mês de março. O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, arcará com as despesas de passagem e manutenção dos selecionados.

O Estágio para Animação Hot House, é uma das ações previstas no âmbito do novo acordo de cooperação técnica entre a Secretaria do Audiovisual/CTAv e o NFB, cujas tratativas foram iniciadas em 2006. Muitas outras serão implementadas ainda em 2007. Os bolsistas, como contrapartida social, estarão realizando, ainda em 2007, oficinas para animadores barsileiros.

Processo de seleção

O CTAv – Centro Técnico Audiovisual/SAV/MinC recebeu 111 inscrições para o estágio, no período de 19 a 29 de janeiro último. Destas, foram selecionados as oito pré-finalistas por uma comissão formada por Andrés Lieban, Marcelo Marão (respectivamente, Presidente e Diretor da Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA) e por Marcos Magalhães (diretor do AnimaMundi e membro do Conselho da ABCA).

Foram eles:

Alessandro Correa (MG)
Cláudio Roberto (RJ)
Diego Stoliar (RJ)
Guilherme Coutinho (RJ)
Jonas de Faria Brandão (SP)
Meton Joffily (RJ)
Thomas Larson (SP)
Tomas Creus (RS)

Em seguida, o CTAv fez a remessa dos projetos, currículos e portfólios dos oito pré-finalistas ao NFB, que fez a seleção final dos dois animadores e disse ter se surpreendido com o alto nível de todos eles.

www.ctav.gov.br

Freeeeeelas

Também to correndo que nem um doido. Principalmente atrás de freelas rápidos que deêm muita grana :) , para pagar nesse mês ainda, é claro! Se alguém souber de trabalhos pequenos que possam ser feitos pela web e paguem rapidinho por favor entrem em contato, to precisando muuuuuito..... :P

Caramba!

Foi tudo muito de repente. Eu pouco saí do estado de São Paulo, portanto não tenho passaporte. Hoje estou dando uma corrida pra organizar todos os documentos, mas ainda estou enrolado, já que parte deles estão na casa dos meus pais na cidade de Sumaré, interior de São Paulo.

Espero que eu consiga tirar rápido, porque as próximas semanas vão ser muito corridas, uma vez que o Hothouse 4 começa já no dia 5 de março, e ainda tem uma porção de coisas para ver: Roupas de inverno, visto (que deve ser providenciado pelo consulado sem muitos problemas), contrato com o CTAv, cartão de crédito, além de ter que terminar de animar algumas cenas do nosso curta de conclusão de curso, "um lugar comum".

Ainda tem a minha colação de grau. Eu me formei em Imagem e Som pela UFSCar no final do ano passado, e minha formatura vai ser dia 1 de março. Não sei nem se estaremos aqui no Brasil neste dia!

Apesar de tanta enrolação, vou resolver tudo rapidinho. :)
Logo logo eu posto o meu projeto na íntegra também!

Cartão de Crédito Internacional

A primeira coisa que me indicaram fazer para ter uma estadia tranquila no Canadá foi tirar um cartão de crédito internacional. Na verdade acho que vou tirar dois, cada um em um banco diferente para evitar perda ou estravio e acabar dormindo na neve :)

Com eles vai ser possível sacar dinheiro, comprar normalmente em lojas ou comprar pela internet. No clima frio onde as pessoas podem ficar presas dentro de casa isso pode ser uma mão na roda. Quem sabe, de repente eu preciso comprar um colchão elétrico na Amazon.com....

Vou tentar pedir os dois com bandeira dupla (Master Card e Visa) pra facilitar ainda mais o processo.
Só não sei quanto tempo vai levar para emissão dos cartões, tomara que todo o processo se dê antes do dia da viagem.

Outra coisa que ainda vou averiguar é se a fatura vai precisar ser paga todo mês (pelos meus pais aqui no Brasil) ou se é possível fazer débito automático na conta onde o dinheiro do Ctav vai ser depositado.

Como vocês podem percerber eu não sei basicamente nada, vou ter que aprender bastante nessas semanas antes de partir para o Canadá. Vamos tentar deixar tudo aqui registrado, para os próximos aventureiros :P