segunda-feira, 30 de abril de 2007

Último mês

Estamos começando o último mês... Temos só quatro semanas pra acabar os filmes!! Brrr! Que frio na barriga.
Tudo está correndo bem, todavia. Hoje vamos gravar todos os folleys. Há uma artista, Karla, que trabalha só com isso, e ela fará todos os folleys naquele estúdio bonito que o Diego comentou. As gravações devem durar até a meia noite e pouco. Amanhã, será o início da gravação das trilhas. Vai ser bem pauleira... Ô se vai.

sábado, 28 de abril de 2007

Domingo de Pascoa e Ski

Atualizando posts antigos:

No Domingo de Pascoa fomos esquiar, com o Daniel Schorr, num parque fora de Montreal que fica perto da casa de Pierre Veilleux.

Pierre foi professor do curso da NFB que foi ministrado no Brasil nos anos 80 e é um dos fundadores do Ctav - Centro Técnico Audiovisual.

Da esquerda para direita: Daniel Schorr, Pierre Veilleux, Diego Stoliar e Jonas Brandão.

Depois de um bom lanche e algumas histórias do Workshop no Brasil resolvemos apertar nossas botas, colocar o ski nas costas e ir até um parque onde anteriormente havia uma linha de trem. Como o toda extensão da velha linha é plana o lugar se torna perfeito para esquiar. Por todo o percurso existe uma trilha na neve para que os skis não precisem abrir caminho, o que daria muito mais trabalho.

Pierre me deu umas boas aulas de como esquiar. Daniel também me ajudou bastante a aperfeiçoar minha técnica.


Dai, como sou caridoso, resolvi disseminar meu conhecimento e ensinar um pouco ao Jonas... Com muita calma e pedagogia avançada.


A natureza se mostrou um grande rival mas em nome de todos os esquiseiros que vieram antes de mim eu estava disposto a provar que a persistência vence todos os obstáculos.


Mas mesmos os mais bem preparados esportistas precisam admitir quando as ancas congelam e ficam doloridas de tanto cair.


Mas a verdade é que a neve ficou com medo da minha força de vontade e fugiu. Escondida atrás da primavera, aquela covarde. Um dia eu ei de desafia-la novamente.... Um dia!

sexta-feira, 27 de abril de 2007

O final, de novo...

Hoje está sendo um dia de cão. Na reunião com os produtores, eles pediram algumas alterações para o final. De um certo modo, eu fiquei contente com o pedido, porque eu estou tendo uma oportunidade para modificar o vídeo, depois do Picture Lock. Acho que algumas coisas do filme estavam mal resolvidas, e agora eu pude modificá-las. Por outro lado, é mais correria, e eu fico um pouco envergonhado de estar mexendo em tudo de novo, porque isso significa que a Carrie tem que renderizar outro video com timecode, passar pra Beta, mandar pro Luigi... dá um trabalhão para outras pessoas... mas também, foi algo que os produtores pediram, não partiu de mim, então o peso na minha consciência diminui um pouco.

De qualquer modo, eu modifiquei o final e estou renderizando o vídeo nesse moento. Estou torcendo pra acabar logo, porque a Carrie precisa do vídeo pronto em meia hora. Caso contrário, talvez não seja possível gravar a fita, e aí o Luigi não vai receber, e aí o final vai ficar como estava. Estou renderizando... vamos ver no que vai dar...


E este render não acaba nunca...

Matéria na AWN

Eu não havia notado mas existe uma matéria na AWN sobre o Hot House.

Progress Review 3

Tivemos outro Progress Review hoje novamente... Apesar do Picture Lock ter sido na semana passada.

Fiquei bem mais tranqüilo quando David Verrall (O produtor executivo geral de animação da NFB) disse que o filme estava ótimo. Michael até brincou dizendo que eu já podia voltar pra casa (não contem isso pra minha namorada).

Consegui mostrar pra eles o filme com os efeitos de after effects e com a primeira versão da nova música do Luigi. Todos gostaram bastante da coisa toda junta, apesar de que a música ainda vai mudar um pouco... mas o clima vai ser o mesmo.

As únicas novas idéias é que poderíamos brincar mais com os números no final e que o nome poderia ser UM (em português). David prefere ONE porque dai é mais fácil linkar o nome e o conceito (muita gente não vai saber o que significa UM). Eu concordo um pouco com ele porque parece que tudo que dizemos em português parece mais legal pra eles, dai alguns acabam tendo a falsa impressão de que isso poderia ser um toque especial para o filme. Pessoalmente eu não vejo vantagens....

Jonas também parece ter tido um bom Progress Review apesar de que ele está mudando o final nesse exato momento. Eles abriram uma excessão para ele atualizar sua versão em pro da história. Mas ele só tem hoje até as 14:00 para decidir tudo.

Acho que a maioria dos Hot Housers tiveram um Progress Review positivo. Ainda estamos nos trilhos.

Workshop de Som

Luigi nos levou até o estúdio de som número 2 aonde vamos fazer todos os sons para nossos filmes.

A primeira sala que visitamos é a principal, onde são gravados a maioria dos passos e coisas que são mais genéricas ou que precisam de espaço para performance.

Essa sala principal tem uma divisão que cria uma pequena sala ao lado onde são feitos os sons mais específicos. Coisas que precisam de mais detalhes e textura. Eles colocaram peças no teto para reduzir o eco e o som do ambiente, então a sala anexa tem um som completamente diferente da sala principal, ouvimos um som bem mais fechado, seco e limpo.

A outra sala (que é mais como um armário grande) tem um monte de tranqueiras sonoras. De porta de carros a corrente de navio.

Atrás do vidro na sala principal temos o estúdio de som onde fica a mesa etc. Nenhum som vaza dessa sala para o estúdio, então falamos o tempo todo através de microfones com quem está dentro gravando.

Logo que chegamos tivemos uma boa introdução sobre Foley para animação e sobre as diferenças entre animação, documentário e ficção para os artistas de som.

Em documentário o som é gravado na hora, então basicamente eles só corrigem algumas coisas que estejam lá e que não tenham sido capturadas. Na ficção eles quase que refazem todo o som e com os sons limpos e separados o diretor pode controlar em que caixa cada som vai (para sistemas 5.1 de som etc).

Em animação funciona como ficção, só que ao invés do som precisar ser realista ele na verdade precisa se encaixar com a imagem, mesmo que não venha de uma fonte real.

Eles nos aconselharam sobre como o filme de animação se torna algo palpável logo que aplicamos o som. Como o Foley perfeito é aquele que você não percebe no filme. E como fazer sons mais complexos se configuram em um tipo de macete para tornar a coisa toda mais interessante para o público ao invés de só usarmos a "andando_de_sapato_364.wav" da biblioteca de som.

Também nos deram algumas dicas sobre como dirigir os artistas/técnicos de som. De como não vale a pena ficarmos aprendendo os termos técnicos como: "Me dê mais 3 decibéis!" etc. Que é muito melhor falarmos o que queremos em termos de história e emoção. Que devemos ficar atentos sobre como contar a história através do som. Assim podemos pedir que uma caminhada fique mais triste, mais arrastada etc.

Outra dica de direção é que existem diretores que param a gravação a todo momento para dar dicas e mudar coisas e outros que deixam a sessão acabar e fazem uma lista de modificações para próxima sessão. É importante manter em mente o tempo que você tem para usar o estúdio porque de outra forma você não vai conseguir gravar tudo que você precisa e vai acabar usando um monte de sons de bibliotecas (o que não é necessariamente ruim mas nem sempre é o ideal).

Sobre os sons de biblioteca: Muitos sons não são gravados mais hoje em dia porque já existem milhões de sons daquele tipo nas bibliotecas, como portas abrindo por exemplo.

Depois passamos para a parte divertida, fizemos sons para os filmes da Jody, James e Jonas (os trio JJJ). Luigi, James e eu fomos os preferidos da galera, dei vários arrotos para o filme da Jody mas o James conseguiu umas notas bem mais extensas do Juri na mesa de som. No fim ele foi contratado como porco oficial no meu lugar.

Fizemos também uma sessão coletiva onde todos conversavam randomicamente para o filme do James que tem uma festa no final. Fizemos em 3 níveis (conversando baixo, médio e gritando) e 2 vezes para cada nível.

Também fiz algumas vozes em português para as conversações no filme do james. Eles acham que tudo que agente fala em português é legal...Provavelmente porque eles não entendem. Sei bem o que é isso, quando a Maya fala em Turco também acho muito legal.

No fim bati mais um papo com Luigi sobre minha música, basicamente pedindo para ele ir mais longe com o experimental, pirar o cabeção mesmo.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Nome do filme e conceito musical

Bom, foi consenso geral aqui que o nome ONE se encaixa perfeitamente com o filme. Cria um link com os números e com a primeira forma de vida. Junta o fim com o começo etc. Também acho legal porque dá menos pistas sobre o significado da coisa toda aumentando novamente o conceito de ambigüidade que estou tentando trabalhar. (Além de ser meu primeiro filme sozinho).

Ao mesmo tempo esse nome torna o aspecto minimalista algo de primeira importância (nada é mais minimalista do que 1 !?) e acaba resolvendo uma preocupação gigantesca que eu tinha quanto a música.

Antes, com o nome BASIC LOVE a música teria que ser vocal, com homens e mulheres fazendo um coral etc. Mas existem vários problemas quanto ao uso de cantores. Eles são caros e precisam ser de uma união daqui, tem os direitos diferentes etc. Ou melhor, não haveriam cantores, todo o coro teria que ser obtido com o uso de sample digital de som de uma biblioteca de sons da NFB. Tudo seria digitalmente distorcido e acho que para voz isso ia ficar mesmo bem ruim, por mais que o Luigi seja bom nesse assunto.

Com a mudança do nome cai toda essa história de voz e agora vamos ter só um instrumento em toda a peça. Até mesmo o rítimo (batidas nas cordas) e os sons de foley (efeitos de movimentos dos cometas etc) vão ser gravados com esse único instrumento. No começo pensei em usar um violino mas o Luigi sugeriu o Violoncello que tem uma possibilidade maior de notas e sons, além de ser mais grandioso por ter um som mais grave e imponente. Achei perfeito. Ele ainda disse que vai arranjar uma amiga que é virtuosa no instrumento.



Ah, sim! Uma coisa que colocamos como regra foi o de manter a coisa toda entre esses quatro adjetivos:(não necessariamente nessa ordem)

.Universal: Sem pertencer a um estilo específico. Muitas vezes para ficar universal usa-se musica clássica ou eletrônica mas eu queria que fôssemos além disso mas sem se voltar para algo mais definido como música africana ou brasileira.

.Grandioso: Estamos falando sobre o universo infinito e o nascimento da vida, então a música deve puxar o filme nesse sentido. As principais referências na minha cabeça seriam koyaanisqatsi, Akira ou algo mais para Carmina Burana. Mas não acho que Luigi vai levar a coisa tão longe.

.Experimental: Definitivamente diferente. Falamos de algumas referências como Kid Koala, Lori Freedman e Steve Reich. Luigi trabalhou com Kid Koala e conhece bem seu trabalho, por isso achei uma boa idéia usar isso como referência. Parece que ele gostou da idéia.

.Emocional: Além de tudo isso ele deve ser emocional e não apenas algo experimental e sem propósito. Deve levar o filme para algo maior do que ele é apenas como imagem.

Agora estou bem mais tranqüilo quanto a música e posso continuar me preocupando com a animação. Assim que possível vou postar aqui o exemplo que ele me mandou.

Tv cultura, Workshop de Som e Pique Bandeira.

Hoje temos permissão de chegar um pouco mais tarde na NFB porque teremos um dia bem cheio.

As 13:00 a TV Cultura vai aparecer para fazer uma entrevista comigo e com o Jonas, fiquem ligados que breve deve estar pintando na programação deles.

Depois, as 18:00 temos Workshop de som: Sonoplastia, música etc. Que vai se estender até as 21:00. O que não é normal já que o expediente aqui termina as 17:00.

Eu estou bem empolgado com esse Workshop, vai ser bem instrutivo e divertido. Pelo que entendi eles vão nos ensinar a fazer, não é só teoria.

A noite vai rolar um pique bandeira no parque perto da nossa casa. Não sei se vai dar tempo de comparecermos mas vamos tentar. Temos que ir de roupa escura e que possa sujar :)

sábado, 21 de abril de 2007

Wiiiiiiiiiiiiiiiiii

Agora que já passamos bem do picture lock podemos voltar a postar normalmente novamente.

Finalmente compramos o Wii. Os dois conseguiram comprar, o que é um milagre! Aqui em Montreal deve ser o lugar no mundo onde o Wii é mais barato: c$280,00. O que deve dar uns R$550,00 sem contar com as taxas (não sei se já mencionamos isso mas aqui se paga uns 15% taxa para tudo e normalmente essa taxa não está inclusa no preço que você vê na loja).

Apesar do preço camarada e da alta procura pelo console a Nintendo está tendo vários problemas para manufaturar e entregar nas lojas. É praticamente impossível encontrar. As entregas são feitas de forma randomica, qualquer dia útil da semana e a qualquer hora. Normalmente no horário comercial, só pra dificultar um pouco mais.

A nossa sorte foi resolver passar na future shop as 20:00 de uma terça-feira. Pra nossa surpresa lá estavam os 2 últimos Wiis dos 50 que haviam 1 hora antes.

O video game é mesmo algo especial. Ainda não temos jogos muito bons. Comprei o Wario ware e tô achando meio infantil demais. Os jogos que vem com o console até agora são os mais legais. To de olho no Zelda e no Prince of Persia mas ainda não sei se vou levar mais algum daqui porque a grana tá curta.

O mais legal até agora é poder acessar a internet pelo Wii. É como se a sua TV virasse mesmo digital. O you tube funciona perfeitamente no navegador do Wii. E ainda tem jogos online feitos especialmente para o danado. Muito legal.

Agora mesmo estamos vendo um episódio dos Simpsons aqui :)

Vou ver se levo o meu Wii para a NFB segunda, para jogarmos um pouco na hora do almoço.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

O dia P de Picture Lock

Hoje finalmente chegamos ao Picture Lock. O tão esperado momento onde fechamos o timing de todos os filmes. Alguns Hot Housers estão mais tranqüilos do que outros, tem gente arrancando os cabelos e tem gente dormindo :)

O meu já está bem fechado e não tive nenhum problema. Até sai mais cedo alguns dias. Deu tempo inclusive para fazer a versão final no After Effects, colocando efeitos etc. Ainda falta bastante coisa mas são basicamente detalhes como efeitos de luz, texturas, animações de fundo, correções etc.

Venho tentando jogar do lado seguro, não estou arriscando muito. Depois do Picture Lock vou tentar umas coisinhas mais arriscadas como: refazer algumas animações que possam estar meio estranhas, ir mais fundo nos detalhes etc.

Jonas está tendo alguns problemas nesse exato momento porque o ToonBoom está travando em alguns frames na hora de renderizar a versão final para o Picture Lock. Ontem ele chegou no apartamento bem tarde por causa disso e hoje ele está com um cara do suporte aqui tentando resolver o problema.

Não sei se vamos poder colocar vídeos do filme nesse ponto porque agora eles já estão bem completos e podemos ter problemas com direitos. Mas não se preocupem porque certamente logo eles estarão no site da NFB.

Um problema que estou tendo agora é sobre o nome do filme. Basic Love....hummm... Muitos não gostaram desse nome. Na verdade eu também não. Segue ai meu BRAINSTORM para o nome final:

Minimo
Inside
Inverse
Wonder
Papillion
Genesis in a Flash (hauhauhauau)
Birth
Ur-Life
Ur-Love
Atomic Numbers
Atomic Counter
Quimica Perfeita
Chemestry
Quimica
Chemistry
hypothesis
Butterfly Hipothesis
autopoiesis
One

Por enquanto são só palavras soltas, ainda não sei se alguma delas vai entrar. Se alguém tiver alguma idéia nova ou alguma idéia de como combinar essas palavras me diga! Estou aberto a idéias :)

Mais sobre o Picture Lock depois.